Quarta, 01 de Outubro de 2025 14:20
75 9 9702 9169
Feira de Santana Agentes comunitários

Secretário Rodrigo Matos recepciona novos agentes comunitários de saúde

Servidores da Prefeitura iniciam formação na Atenção Primária

01/10/2025 10h46
Por: Mayara Nayllanne
Fotos: Renata Leite
Fotos: Renata Leite

Os novos agentes comunitários de saúde de Feira de Santana foram recepcionados na tarde desta terça-feira (30), em um encontro realizado na Faculdade Estácio. A atividade marcou o início do processo de formação dos profissionais que vão atuar na Atenção Primária à Saúde do município.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos; do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira; da chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante; da referência técnica Andrea Rocha; e do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Everaldo Vitório.

O secretário Rodrigo Matos ressaltou a importância do acolhimento e da qualificação dos novos agentes, observando que esses profissionais “são fundamentais para melhorar os indicadores de saúde do município”.

“Nosso compromisso é oferecer a melhor preparação para que possam desempenhar bem seu papel”, afirmou. O gestor destacou ainda o impacto do trabalho dos agentes para a população e para o fortalecimento do SUS. “Vocês vão contribuir para que as pessoas adoeçam menos, sofram menos e vivam mais felizes. A gestão avança quando valorizamos o diálogo, respeitamos o papel das entidades representativas e, principalmente, quando trabalhamos juntos pelo fortalecimento do SUS em Feira de Santana.”

O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, reforçou o papel estratégico dos agentes comunitários no cuidado da população. “A atuação de cada um de vocês vai colaborar no encaminhamento, na observação, na orientação e na identificação de problemas de saúde, tanto individuais quanto coletivos, levando essas informações à rede para que possamos traçar estratégias e minimizar os impactos. É uma profissão nobre, que exige doação e compromisso, mas também proporciona a satisfação do dever cumprido”, afirmou.

*Durante a formação, os novos agentes receberam informações detalhadas sobre a estrutura da rede municipal de saúde. São 150 equipes distribuídas em 103 unidades de saúde, sendo 96 Unidades de Saúde da Família (USF) — 75 na zona urbana (destas sete funcionam com horário estendido até as 21h) e 21 na zona rural - e sete são Equipes de Apoio à Atenção Primária (antiga UBS)*.

A chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, destacou o impacto direto da chegada dos novos profissionais. “São 26 profissionais que chegam para somar e, com isso, vamos ter 26 microáreas cobertas em Feira de Santana. Vocês vão alcançar quase 20 mil pessoas que passarão a ser assistidas. É uma responsabilidade muito grande e um momento histórico para a saúde do município. Estamos construindo uma história muito bonita, de compromisso e cuidado com a comunidade”, pontuou.

Cronograma

A formação dos novos servidores da Prefeitura de Feira de Santana prossegue até a próxima sexta-feira (3), nos turnos da manhã e da tarde, e terá continuidade na segunda-feira (6), no período da manhã.

O treinamento aborda ainda temas centrais da Atenção Primária, considerando a realidade atual do município e os principais desafios da saúde pública. Também contempla as atribuições dos agentes comunitários e a importância do cuidado em diferentes etapas da vida, com foco em ações como imunização de crianças, adolescentes e adultos, além de atenção à saúde do homem e da mulher.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.