Ampliar o acesso ao conhecimento científico, estimular a pesquisa acadêmica e aproximar as instituições de ensino superior do poder público municipal. Esse foi o objetivo do encontro realizado na manhã desta quinta-feira (25), na sede da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Egberto Tavares Costa (Funtitec), que marcou a assinatura do termo de convênio de cooperação técnica com universidades públicas e particulares de Feira de Santana.
A iniciativa busca unir esforços para o desenvolvimento de projetos voltados à tecnologia, ciência e inovação, beneficiando tanto a sociedade quanto os estudantes universitários, que terão mais condições de pesquisa e acesso a recursos para seus estudos.
O presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, destacou a relevância da cooperação. “A administração municipal tem como meta se aproximar cada vez mais das universidades e faculdades, porque é nelas que encontramos o saber. Ao firmar esse convênio, passamos a contar com a experiência de professores, mestres e doutores que vão contribuir para o avanço tecnológico e científico do município. Além disso, o nosso alunado terá acesso a melhores condições de estudo e pesquisa com o apoio das universidades”, ressaltou.
A reitora do Centro Universitário de Excelência (Unex), Marcly Amorim Pizzani, lembrou que a parceria com o Parque do Saber já vem rendendo bons frutos e tende a se expandir. “É uma satisfação reafirmar essa união. Já desenvolvemos projetos em conjunto,agora, com a ampliação desse time de instituições, fortalecemos a construção da ciência, da pesquisa e do conhecimento. Não existe desenvolvimento de município ou região sem educação, e essa aproximação da academia com o poder público é fundamental”, afirmou.
Representando a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a assessora de relações institucionais Soanne Oliveira destacou que a parceria vai refletir diretamente na sociedade.
“Este acordo amplia o alcance da ciência e da tecnologia, permitindo que o conhecimento gerado nas universidades reverbere em toda a comunidade. Para os estudantes, significa mais oportunidades de pesquisa, troca de experiências e acesso a novos recursos. Quanto mais alianças como essa, mais impacto positivo teremos”, frisou.
Participaram do acordo as instituições Unifacs, Unex, UEFS e UFRB. Com o convênio, a Funtitec reforça sua missão de fomentar a inovação e a educação científica em Feira de Santana, estabelecendo pontes entre o saber acadêmico e as demandas da sociedade.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



