O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o homenageado no samba-enredo da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026. A composição é uma mistura entre a história pessoal do mandatário com referências à situação política atual do país.
A escola de samba já disponibilizou uma prévia do enredo na internet. A letra possui assinatura de nove autores, incluindo Teresa Cristina, com referências a temas como tarifaço imposto por Donald Trump e a repressão política na época da Ditadura Militar com menção a vítimas do período como Zuzu Angel e Rubens Paiva. O cantor Chico Buarque chegou a ser convidado para compor, mas recusou a proposta.
O samba original é de 1984 e continha críticas à ditadura militar. Para o carnaval do ano que vem, a letra ganha uma nova roupagem, celebrando a trajetória de Lula da infância até à presidência do Brasil.
No clipe disponibilizado no YouTube são exibidas imagens da vida de Lula, incluindo encontro com líderes mundiais como Barack Obama e o Papa Francisco (1936-2025).
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



