O bairro Olhos d’Água, considerado o berço da cidade, foi palco, nesta quinta-feira (18), das comemorações pelos 192 anos de emancipação política de Feira de Santana, com a entrega de três praças revitalizadas pela Prefeitura. Entre elas, destaca-se a Praça dos Olhos d’Água, localizada em frente ao histórico Casarão dos Olhos d’Água, na Rua Araújo Pinho, local onde residiram os fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa.
A nova praça recebeu toda a infraestrutura necessária para atender à comunidade, incluindo área de lazer, paisagismo e preservação dos elementos históricos, como a cruz que se tornou símbolo do local. Durante a cerimônia, o prefeito José Ronaldo de Carvalho relatou um pouco da história da cruz e explicou seu significado ao longo dos séculos.
"Esta praça é muito mais que um espaço de lazer. É um local de memória, de preservação da nossa história e da identidade do bairro que marcou o início de Feira de Santana. Queremos que crianças, jovens e adultos possam desfrutar deste espaço com segurança, respeitando a memória de nossos antepassados", afirmou o prefeito.
A cruz presente na Praça dos Olhos d’Água marca o local onde, desde o século XVIII, a comunidade realizava atos religiosos e contribuía para a igreja local. Segundo documentos históricos de 1885, ali funcionava uma espécie de caixa da cruz, onde os fiéis depositavam moedas para a manutenção das atividades religiosas. A cruz, além de um símbolo de fé, também é um marco histórico que evidencia a formação e a vida social do bairro, preservando a memória das tradições e da religiosidade que ajudaram a consolidar a cidade de Feira de Santana.
Além da Praça dos Olhos d’Água, também foram entregues obras de revitalização das praças José Carvalho de Oliveira (Pito) e Raimundo Josué da Conceição Souza (Deirinho), localizadas ao longo da mesma rua, que receberão em breve placas com seus respectivos nomes.
O comerciante e morador do bairro, Geovan Oliveira, destacou a importância de manter a praça preservada e reconheceu o trabalho da Prefeitura.
"Este espaço tem grande valor histórico, é a história da nossa comunidade. Agradeço ao prefeito pela obra e pela dedicação em conservar a memória do bairro, garantindo um local de lazer e aprendizado para todos", disse.
A entrega das praças reforça o compromisso da Prefeitura de valorizar a história local, oferecer espaços de convivência e lazer e preservar a memória da cidade, consolidando o bairro Olhos d’Água como referência cultural e histórica de Feira de Santana.
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



