Terça, 16 de Setembro de 2025 10:19
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira de Santana

Feira de Santana comemora 192 anos de emancipação política com vasta programação

Emancipada de Cachoeira em 18 de setembro de 1833, Feira de Santana se tornou a Princesa do Sertão.

16/09/2025 07h31
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: ACM - Arquivo
Foto: ACM - Arquivo

Uma vasta programação vai marcar, na próxima quinta-feira (18), os 192 anos de emancipação política de Feira de Santana. Para destacar a data de aniversário da Princesa do Sertão, o Governo Municipal vai decretar ponto facultativo na cidade, visando promover uma série de ações valorizando a data histórica, suas origens e as pessoas que fizeram ou continuam fazendo o desenvolvimento acontecer.

A programação tem início às 7h30min, com uma missa na Catedral Metropolitana de Senhora Santana. Já às 9h30min, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado de secretários municipais e outras autoridades, além de convidados, visita o Casarão dos Olhos d’Água, considerado o primeiro imóvel da cidade e onde tudo começou. O imóvel teria abrigado o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, fundadores da cidade.

Dando sequência à programação, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana a partir das 15h. E, à noite, a partir das 19h, a entrega da Medalha de Honra ao Mérito, um evento com homenagens aos cidadãos que vêm contribuindo para o desenvolvimento da cidade, no Cajueiro Convenções.

Emancipada de Cachoeira em 18 de setembro de 1833, Feira de Santana se tornou a Princesa do Sertão, nome dado por iniciativa do jurista e político Ruy Barbosa, em 1919, durante uma visita à cidade, em campanha pela Presidência da República, reconhecendo a sua importância econômica e o seu papel como um centro vital no desenvolvimento do sertão baiano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.