A Chapada Diamantina se prepara para receber, entre os dias 5 e 9 de novembro de 2025, a 5ª edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI). Reconhecido como um dos principais espaços de reflexão sobre cinema e meio ambiente no Brasil, o evento divulgou nesta quarta-feira (20) a lista oficial dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva.
Este ano, a curadoria enfrentou um desafio à altura da relevância do festival: escolher entre produções de altíssima qualidade vindas de diferentes países e regiões brasileiras. Após intensos debates, foram definidos os 31 títulos que compõem a competição, sendo 7 longas, 7 médias e 17 curtas-metragens, vindos de 7 países e 8 estados brasileiros.
As obras trazem olhares plurais sobre questões urgentes que atravessam o nosso tempo, como a crise climática, a preservação de saberes tradicionais, os direitos dos povos originários e os impactos sociais e ambientais da exploração predatória. Entre os destaques, estão produções que dialogam tanto com a força das comunidades locais quanto com debates globais, reafirmando o papel do cinema como espaço de denúncia, reflexão e transformação.
“A cada edição, o FASAI se consolida como um festival que vai além da tela. Recebemos filmes de altíssimo nível e a seleção deste ano reflete a diversidade de vozes que formam o nosso continente. O público pode esperar obras que emocionam, questionam e inspiram”, afirma Wilmar Ferraz, da Etnia Produções Cinematográficas, realizadora do festival.
O FASAI nasceu com a missão de transformar o cinema em ferramenta de sensibilização e conscientização socioambiental, mobilizando sociedade civil, artistas e poder público em torno da urgência de novas formas de relação com o planeta.
Para o prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, o Fasai é mais do que uma mostra de cinema. “O festival se tornou um ponto de encontro entre cineastas, ativistas, pesquisadores e comunidades da Chapada Diamantina, ampliando diálogos, divulgando para o mundo o nosso território e fazendo deste, um evento do calendário do município”, destacou.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, com patrocínio da Lei Rouanet, Grupo Oleoplan e Prefeitura de Iraquara.
*Confira as obras selecionadas:**
*Curta:*
La Peste – Nicolas Becerra | Argentina
ðŸ“½ï¸ Cautivas – Itxaso Díaz | El Salvador / Espanha
ðŸ“½ï¸ Anocarire, El Lugar Del Perro – Patricia Albornoz | Chile
ðŸ“½ï¸ Movimentos Migratórios – Rogério Cathalá | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Pássaro Memória – Leonardo Martinelli | Brasil / RJ
ðŸ“½ï¸ Estamos Vivos e Atentos: Mutirão Payayá – Edilene Payayá, Sarah Payayá, Alejandro Zywica | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Entre a Fé e a Tradição: Tenda de Senhor Ogum – Claudia Marreiros | Brasil / MA
ðŸ“½ï¸ Coisa de Preto – Pâmela Peregrino / Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ A Bata do Milho – Eduardo Liron e Renata Mattar | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ Anastácia – Lilih Curi | Ficção | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Tsuru – Pedro Anias | Animação | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ A Chuva do Caju –Alan Schvarsberg | Documentário | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ O Sonho de Anu – Vanessa Kypá | Ficção | Brasil / PB
ðŸ“½ï¸ Território em Trânsito – Renna Costa | Ficção | Brasil / PE
ðŸ“½ï¸ Hasta Que Salga El Sol – Rodrigo Elizalde | Ficção | Argentina
ðŸ“½ï¸ Una Monedita – Emanuel Vazquez Santana | Ficção | Argentina
ðŸ“½ï¸ Raízes do Sertão – Maria Heloísa Furtunato | Documentário | Brasil / PB
*Média:*
Sukande Kasáká | Terra Doente – Kamikia Kisedje e Fred Rahal | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ O Som da Pele – Marcos Santos | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Rami Rami Kirani – Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ As Águas do Rio de Yá Nitinha D'Oxum – Caco Monteiro | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Com Quantas Estrelas se Cria um Céu Aberto: Terno de Reis de Tonho de Lau – A Sol Kuaray | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Floresta – Um Jardim Que a Gente Cultiva – Mari Corrêa | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ As Indígenas da Terra – Dayse Porto, Joana Brandão | Brasil / BA
*Longa:*
ðŸ“½ï¸ A Mi Padre – Pablo Diconca e Leon Diconca | Canadá/México/Espanha
ðŸ“½ï¸ A Vida Secreta dos Meus Três Homens – Letícia Simões | Brasil / PE
ðŸ“½ï¸ Mãos À Terra – Sergio Guidoux | Brasil / RS
ðŸ“½ï¸ Favela do Papa – Marco Antônio Pereira | Brasil / RJ
ðŸ“½ï¸ Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta – Tainá De Luccas e Marco Altberg | Brasil / MG
ðŸ“½ï¸ Tratado de Invisibilidade: O Contrato Invisível – Luciana Kaplan | México
ðŸ“½ï¸ A Matriarca – Lula Barbosa | Brasil / BA
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas