A Chapada Diamantina se prepara para receber, entre os dias 5 e 9 de novembro de 2025, a 5ª edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI). Reconhecido como um dos principais espaços de reflexão sobre cinema e meio ambiente no Brasil, o evento divulgou nesta quarta-feira (20) a lista oficial dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva.
Este ano, a curadoria enfrentou um desafio à altura da relevância do festival: escolher entre produções de altíssima qualidade vindas de diferentes países e regiões brasileiras. Após intensos debates, foram definidos os 31 títulos que compõem a competição, sendo 7 longas, 7 médias e 17 curtas-metragens, vindos de 7 países e 8 estados brasileiros.
As obras trazem olhares plurais sobre questões urgentes que atravessam o nosso tempo, como a crise climática, a preservação de saberes tradicionais, os direitos dos povos originários e os impactos sociais e ambientais da exploração predatória. Entre os destaques, estão produções que dialogam tanto com a força das comunidades locais quanto com debates globais, reafirmando o papel do cinema como espaço de denúncia, reflexão e transformação.
“A cada edição, o FASAI se consolida como um festival que vai além da tela. Recebemos filmes de altíssimo nível e a seleção deste ano reflete a diversidade de vozes que formam o nosso continente. O público pode esperar obras que emocionam, questionam e inspiram”, afirma Wilmar Ferraz, da Etnia Produções Cinematográficas, realizadora do festival.
O FASAI nasceu com a missão de transformar o cinema em ferramenta de sensibilização e conscientização socioambiental, mobilizando sociedade civil, artistas e poder público em torno da urgência de novas formas de relação com o planeta.
Para o prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, o Fasai é mais do que uma mostra de cinema. “O festival se tornou um ponto de encontro entre cineastas, ativistas, pesquisadores e comunidades da Chapada Diamantina, ampliando diálogos, divulgando para o mundo o nosso território e fazendo deste, um evento do calendário do município”, destacou.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, com patrocínio da Lei Rouanet, Grupo Oleoplan e Prefeitura de Iraquara.
*Confira as obras selecionadas:**
*Curta:*
La Peste – Nicolas Becerra | Argentina
ðŸ“½ï¸ Cautivas – Itxaso Díaz | El Salvador / Espanha
ðŸ“½ï¸ Anocarire, El Lugar Del Perro – Patricia Albornoz | Chile
ðŸ“½ï¸ Movimentos Migratórios – Rogério Cathalá | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Pássaro Memória – Leonardo Martinelli | Brasil / RJ
ðŸ“½ï¸ Estamos Vivos e Atentos: Mutirão Payayá – Edilene Payayá, Sarah Payayá, Alejandro Zywica | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Entre a Fé e a Tradição: Tenda de Senhor Ogum – Claudia Marreiros | Brasil / MA
ðŸ“½ï¸ Coisa de Preto – Pâmela Peregrino / Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ A Bata do Milho – Eduardo Liron e Renata Mattar | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ Anastácia – Lilih Curi | Ficção | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Tsuru – Pedro Anias | Animação | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ A Chuva do Caju –Alan Schvarsberg | Documentário | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ O Sonho de Anu – Vanessa Kypá | Ficção | Brasil / PB
ðŸ“½ï¸ Território em Trânsito – Renna Costa | Ficção | Brasil / PE
ðŸ“½ï¸ Hasta Que Salga El Sol – Rodrigo Elizalde | Ficção | Argentina
ðŸ“½ï¸ Una Monedita – Emanuel Vazquez Santana | Ficção | Argentina
ðŸ“½ï¸ Raízes do Sertão – Maria Heloísa Furtunato | Documentário | Brasil / PB
*Média:*
Sukande Kasáká | Terra Doente – Kamikia Kisedje e Fred Rahal | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ O Som da Pele – Marcos Santos | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Rami Rami Kirani – Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ As Águas do Rio de Yá Nitinha D'Oxum – Caco Monteiro | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Com Quantas Estrelas se Cria um Céu Aberto: Terno de Reis de Tonho de Lau – A Sol Kuaray | Brasil / BA
ðŸ“½ï¸ Floresta – Um Jardim Que a Gente Cultiva – Mari Corrêa | Brasil / SP
ðŸ“½ï¸ As Indígenas da Terra – Dayse Porto, Joana Brandão | Brasil / BA
*Longa:*
ðŸ“½ï¸ A Mi Padre – Pablo Diconca e Leon Diconca | Canadá/México/Espanha
ðŸ“½ï¸ A Vida Secreta dos Meus Três Homens – Letícia Simões | Brasil / PE
ðŸ“½ï¸ Mãos À Terra – Sergio Guidoux | Brasil / RS
ðŸ“½ï¸ Favela do Papa – Marco Antônio Pereira | Brasil / RJ
ðŸ“½ï¸ Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta – Tainá De Luccas e Marco Altberg | Brasil / MG
ðŸ“½ï¸ Tratado de Invisibilidade: O Contrato Invisível – Luciana Kaplan | México
ðŸ“½ï¸ A Matriarca – Lula Barbosa | Brasil / BA
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



