Sexta, 08 de Agosto de 2025 19:21
75 9 9702 9169
Bahia Cachoeira

Conselho de Comandantes de Guardas realiza 2º Encontro de Comandantes e Subcomandantes de Guardas Municipais da Bahia

Encontro acontece nesta sexta-feira (8) e sábado (9) em Cachoeira.

08/08/2025 11h23
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Está acontecendo, na cidade de Cachoeira, o 2º Encontro de Comandantes e Subcomandantes de Guardas Municipais da Bahia, que está acontecendo no Cine Theatro Cachoeirano. O encontro começou hoje e termina amanhã e conta com participantes de 60 cidades da Bahia, dentre elas Juazeiro, Feira de Santana e Lauro de Freitas.

Marcelo Silva - Foto: Boca de Forno News

Marcelo Silva, comandante da Guarda Municipal de Salvador, que está como presidente do Conselho de Comandantes de Guardas do Estado da Bahia, entidade que está promovendo o encontro, afirmou que o objetivo do encontro é discutir questões de ordem administrativa, panorama política, entender como está o assunto Guarda Municipal no Brasil e uma padronização para as guardas de todo o estado. “Sempre os encontramos, conversamos, discutimos o assunto, mas também levamos o conteúdo para ajudar os colegas que fazem a gestão de suas Guardas melhorarem ainda mais seu serviço e sua atividade”.

O encontro já aconteceu em Salvador e Senhor do Bonfim e agora está em Cachoeira. São ao todo mais de 100 pessoas participando trocando informações para que o serviço de segurança pública municipal seja uniforme no estado. “Queremos ter a uniformidade no visual, estamos vendo equipamentos com aparência semelhantes, o que traz uma memória de informação, e também no trato com a população, com certas práticas de atividades especializadas, combate a violência contra a mulher e patrulhamento escolar”.

A principal dificuldades da guardas é conseguir investimentos por parte do poder público municipal porque algumas guardas são novas. “O Governo Federal está se voltando para a segurança pública municipal falando em três PECs diferentes sobre isso e o STF e também a Uniao se inclinam cada vez mais a ratificar as ações da Guarda Brasil afora”.

Marcos Balbino Santos - Foto: Boca de Forno News

Marcos Balbino Santos, comandante da Guarda Municipal de Cachoeira, ressaltou que a cidade está como uma referência no Recôncavo Baiano, já que a prefeita Eliana Gonzaga está investindo em equipamentos, capacitação e treinamento, colocando os homens prontos para defender a comunidade. “Esse encontro traz o nosso desenvolvimento para outras cidades que ainda estão evoluindo. Ajudamos outras guardas que estão começando com convênios, cursos e apoio. Temos 14 cidades com termo de cooperação com Cachoeira, o que mostra a nossa importância. E vamos ajudar mais ainda”.

Cristina Soares - Foto: Boca de Forno News

A vice-prefeita de Cachoeira, Cristina Soares, é uma alegria grande a cidade receber os profissionais da Guarda de 60 cidades da Bahia, o que mostra o interesse de cada gestão de estar articulando e fortalecendo os sistemas municipais de segurança. “Estão mostrando a importância da Guarda Civil Municipal, hoje Polícia Municipal conforme atualização da lei federal, para ajudar a constituir as forças de segurança dentro da cidade”.

A troca de experiências é se suma importância, ressalta. “A Guarda Mãe, que é a Guarda Municipal de Salvador, vem capitaneando, monitorando e acompanhando a instalação das demais guardas civis no estado e vemos que essa troca é importante para o fortalecimento da rede de segurança para que as coisas possam caminhar de forma articulada”, finaliza.

FotoFoto: Boca de Forno News

FotoFoto: Boca de Forno News

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.