Sexta, 08 de Agosto de 2025 19:21
75 9 9702 9169
Cultura Recôncavo Baiano

Projeto “Residência Artística BA-001” chega a cidade de Cachoeira

Hoje é o último dia do projeto na cidade.

08/08/2025 08h29 Atualizada há 10 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Raijane Santos e Bruno - Foto: Boca de Forno News
Raijane Santos e Bruno - Foto: Boca de Forno News

A bailarina Raijane Santos falou sobre o projeto “Residência Artística BA-001”, que é um projeto de criação, revolução e formação artística, onde os seus componentes vão para as cidades com intuito de criar um espetáculo de dança contemporânea que conte a história dos bailarinos locais. “Esse projeto vem de nossa necessidade de retornar as nossas cidades e contar nossa história, que precisamos sair de nossas casas muito cedo para estudar em outro lugar. Depois de obtermos nossa formação, entramos nesse momento de reflexão de o que vamos fazer e como retornamos para a nossa cidade”, explica a bailarina.

Segundo ela, esse projeto foi a melhor devolutiva encontrada em agradecimento a esses artistas que ainda estão ocupando essas cidades e existindo porque fazer arte não é fácil. “O intuito é o de agradecer e nos reconectarmos com nossa raiz criando junto com eles esse espetáculo. Hoje será realizada uma Mostra Artística no Jardim Grande, em Cachoeira, às 17h30. O nome é “Entre o Corpo e a Estrada” que é o resultado de toda a residência. Ela fala sobre esse corpo que é um trânsito que tem marca, histórias e dança a sua própria vida e a das pessoas que se conectaram com eles”.

A arte, além de ser uma manifestação cultural, vem com o propósito de cuidar, curar e do afeto. “Está ainda no lugar da denúncia, do protesto. Vamos levar para a praça tudo isso que construímos em cinco dias para a cidade”.

Bruno Souza, também bailarino, afirmou que o nome do projeto nasceu com o nome da BA que liga Valença a Salvador e também a outros locais, que foi a primeira viagem que tiveram que fazer. “Eu, particularmente, tinha 16 anos quando sai de minha cidade para estudar dança em outro lugar. Esse movimento de retorno faz com que consigamos trazer essa conexão com as estradas, a dança e o desejo de retornar a nossa ancestralidade e ao nosso território”.

São cinco bailarinos participando do projeto e que residem em Cachoeira. “Tivemos um processo de inscrição com 15 dias antes de iniciar e eles escreveram porque queriam trabalhar com a gente e enviaram um vídeo para fazermos essa seleção. Escolhemos diante do que acreditávamos no que queríamos fazer e fizemos essa seleção de cinco bailarinos para fazer essa mostra de dança”.

Cachoeira é o ponto de partida do projeto. “Trabalhamos com cinco bailarinos que são de Valença, mas hoje residem em Cachoeira. Quando o projeto nasceu em formato de espetáculo, contamos a história deles dois. Achamos necessário devolver a eles o retorno dessas histórias que atingiram muita gente. São Everton Barcela e Larissa Neres. Temos outros bailarinos aqui no Recôncavo Baiano”.

De Cachoeira eles irão para Valença, depois Itacaré e Ilhéus. Em cada cidade ela tem o mesmo formato com cinco dias para cada uma delas. "O espatáculo é diferente em cada uma delas porque são comunicações diferentes". O projeto “Residência Artística BA-001” é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura via Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal. Em Cachoeira, há o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo com o Balé do Recôncavo da cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.