Terça, 29 de Julho de 2025 00:46
75 9 9702 9169
Bahia Pneus importados

Presidente do Sindborracha fala sobre preocupação da categoria com pneus importados

Oberdan Cerqueira ressalta que governo federal precisa tomar uma providência em relação ao assunto.

28/07/2025 07h59 Atualizada há 14 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

Presidente do Sindborracha, Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia, Oberdan Cerqueira, fez um balanço do semestre. Segundo ele, apesar de ser um balanço positivo existe uma grande preocupação, que são os pneus que são importados para o Brasil. “Fábricas já estão sendo fechadas por causa disso. Precisamos achar uma forma de estancar essa situação que já está chegando na Bahia. A Pirelli tinha quatro turnos com sete dias trabalhados na semana. Hoje só se trabalha seis dias. Um turno reduziu por conta disso”.

Os pneus importantes ficam mais baratos. “São pneus chineses em sua maioria e o custo lá é menor porque a mão de obra não é tão regulamentada como a nossa. E tem uma série de motivos como qualidade, impostos e para eles se torna mais barato. Quem está precisando do pneu não vai ficar olhando se o nacional é melhor ou pior que o importado. Ele compra o pneu mais barato e o nosso fica no estoque. Como é que continua com a linha de produção com pneus no estoque? É o chamado efeito dominó”.

Para Oberdan, essa é uma concorrência desleal. “Não tem como concorrer. Estivemos com o vice-presidente Geraldo Alckmin, passamos para ele essa situação e já existem algumas ações em andamento. O vice-presidente ficou de nos dar um retorno. Ele ficou de acionar a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e ela nos passaria o que ficou alinhado em termos de resolução. O problema pode piorar com o tarifaço da família Bolsonaro. Vamos aguardar e pedir a Deus que as coisas se normalizem”, concluiu. 

Com informações do jornalista Antonildes dos Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.