De janeiro de 2024 a julho de 2025, foram registrados quatro acidentes envolvendo embarcações que transportam passageiros na área de jurisdição da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). O caso mais recente aconteceu na última terça-feira (22), quando um catamarã ficou à deriva após colidir com um barco pesqueiro, no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, situada na região da Baía de Todos-os-Santos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no total, 96 passageiros e quatro tripulantes estavam no catamarã, que saiu de Morro de São Paulo com destino a Salvador; e dois pescadores estavam na embarcação de pesca artesanal. Não houve registro de feridos. O acidente aconteceu a 9 km da costa de Cacha Pregos.
De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia, a imprudência de condutores, com manobras arriscadas, excesso de velocidade e falta de atenção, é a principal causa das ocorrências.
No caso do acidente no trecho de Cacha Pregos, as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades serão apuradas por meio de um inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), instaurado pela Capitania.
Conforme a Marinha do Brasil, o órgão fiscaliza e ordena, diariamente, o tráfego aquaviário na sua área de jurisdição, que inclui o litoral baiano, além de rios, baías e lagoas navegáveis. As fiscalizações são feitas por inspetores navais e incluem:
- verificação se a habilitação do condutor é compatível com o tipo da embarcação, que deve ser inscrita na Capitania dos Portos;
- investigações sobre a existência e o estado dos equipamentos de salvatagem (coletes salva-vidas e boias), regularidade dos extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e as condições gerais da embarcação;
- testes de etilômetro (bafômetro), que medem o nível de álcool no sangue, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante a condução de embarcações.
Além das ações diárias de fiscalização do tráfego aquaviário, a Capitania dos Portos disse que realizou, entre os dias 4 e 14 de julho, a segunda fase da Campanha Travessia Segura.
A operação, de abrangência nacional, é coordenada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e tem como foco a fiscalização de embarcações utilizadas no transporte de passageiros e no turismo náutico.
Em 2025, até quarta-feira (23), 1.775 embarcações foram inspecionadas e, destas, 200 foram notificadas, 26 apreendidas e 47 retiradas do tráfego.
A Capitania dos Portos detalhou que, somente no mês de julho, o catamarã batizado de Morro de São Paulo, envolvido no acidente no trecho de Cacha Pregos, foi inspecionado três vezes por militares da CPBA.
A empresa Biotur, responsável pelo catamarã, está regularizada e tem autorização para realizar o transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo.
Após o acidente, a embarcação naufragou parcialmente. No entanto, o proprietário já realizou o procedimento de reflutuação, que consiste em içar o veículo submergido de volta à superfície e a embarcação se encontra atracada.
Resgate de passageiros em Cacha Pregos
Após o acidente no trecho de Cacha Pregos, dois rebocadores — tipo de embarcação usada para auxiliar embarcações maiores em manobras de atracação — prestaram apoio no resgate de tripulantes e passageiros. Os equipamentos já operavam próximo ao local da batida, quando tudo aconteceu.
De acordo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), os passageiros foram resgatados do mar e transportados ao Porto de Salvador, onde foram acolhidos, receberam atendimento médico e suporte emocional às vítimas que estavam bastante emocionadas.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) também deu suporte à operação. Os pescadores envolvidos na colisão foram levados à localidade de Caixa Pregos com apoio da Marinha do Brasil.
A Força Militar disse que, assim que tomou conhecimento do fato, o Comando do 2º Distrito Naval acionou o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) e determinou o imediato deslocamento de lanchas e equipes da Capitania dos Portos da Bahia, bem como do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Corveta “Caboclo”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.
O objetivo da ação foi prestar assistência às embarcações envolvidas e conduzir as ações de busca e resgate. Paralelamente, foi ativado o Plano de Auxílio Mútuo, que mobilizou embarcações navegando nas imediações para colaborar com os esforços de socorro.
A operação contou ainda com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), do Graer, da Praticagem da Bahia e de embarcações civis que atuam na região.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas para o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, onde aguardaram a chegada dos passageiros. O terminal disse, em nota, que as atividades estão funcionando normalmente.
Também por meio de nota, a Biotur disse que a embarcação tem capacidade para 131 passageiros e transportava 94 adultos e três crianças menores de seis anos. O acidente ocorreu após uma hora e vinte minutos de viagem. O catamarã havia saído de Morro de São Paulo às 11h30 e o trajeto para Salvador costuma ter um tempo médio de 2h30.
"Graças à pronta atuação da equipe, que seguiu rigorosamente todos os protocolos de segurança, a evacuação foi realizada de forma controlada, com o uso correto dos coletes salva-vidas e embarque em balsas, sempre sob orientação da tripulação. A Capitania dos Portos foi acionada imediatamente, e embarcações de apoio — tanto de Salvador quanto de Morro de São Paulo — foram mobilizadas para o resgate", disse a empresa (veja a íntegra da nota ao final do texto).
Relembre os acidentes ocorridos em 2025
Outros três acidentes envolvendo embarcações foram registrados neste ano.
Confira as ocorrências
07 de abril
Um empresário morreu e outras quatro pessoas tiveram ferimentos graves e precisaram ficar internadas após duas lanchas que faziam travessia entre Morro de São Paulo e a cidade de Valença baterem de frente na Ilha da Coroa, na praia da Gamboa, vilarejo que pertence ao município de Cairu.
O empresário foi identificado como Gustavo Veloso. Ele trabalhava como gerente do restaurante Sambass Café, localizado na Segunda Praia de Morro de São Paulo.
Muitos turistas e moradores usam esse serviço e as lanchas costumam parar na localidade da Gamboa, onde ocorreu o acidente, antes de seguirem para o destino final.
08 de maio
Duas pessoas ficaram feridas após uma lancha naufragar parcialmente, na Ilha de Tinharé, famoso destino turístico também localizado no município de Cairu.
A embarcação transportava 14 pessoas. O comandante da tripulação e uma turista tiveram ferimentos leves devido ao acidente. Segundo a Prefeitura de Cairu, a lancha apresentou uma entrada de água durante o passeio conhecido como "Volta à Ilha", entre os povoados de Garapuá e Morro de São Paulo.
Com o objetivo de evitar que a embarcação afundasse, o marinheiro conduziu a lancha até um banco de areia, onde pediu resgate. A embarcação foi rapidamente socorrida no local e todos os passageiros foram resgatados com segurança.
17 de maio
Um princípio de incêndio atingiu uma lancha que fazia a travessia de passageiros entre Morro de São Paulo e Valença. Ninguém ficou ferido.
O caso ocorreu nas proximidades do atracadouro Bom Jardim, em Valença, no baixo sul da Bahia. Ao todo, 24 pessoas estavam na embarcação, entre elas dois tripulantes e 22 passageiros.
A Capitania dos Portos da Bahia enviou uma equipe de inspeção naval, a fim de prestar o auxílio inicial aos envolvidos e colher informações do incidente.
No local, a equipe apurou que o fogo foi controlado pela própria tripulação. Não foram observados indícios de poluição hídrica na área. A embarcação atracou em segurança no Bom Jardim, onde todos os passageiros desembarcaram.
Confira a íntegra da nota enviada pela Biotur, empresa responsável pelo viagem de catamarã
Na manhã desta terça -feira (22), a embarcação Morro de São Paulo, da Biotour, que realizava o traslado Morro de São Paulo–Salvador, passou por uma situação de emergência no mar.
A embarcação, que tem capacidade para 131 passageiros, transportava 94 adultos e três crianças menores de seis anos. A saída ocorreu às 11h30, com previsão de chegada às 13h40. Aproximadamente 1h20min após o início da viagem, houve um incidente com outra embarcação, o que exigiu uma ação imediata da tripulação.
Graças à pronta atuação da equipe, que seguiu rigorosamente todos os protocolos de segurança, a evacuação foi realizada de forma controlada, com o uso correto dos coletes salva-vidas e embarque em balsas, sempre sob orientação da tripulação.
A Capitania dos Portos foi acionada imediatamente, e embarcações de apoio — tanto de Salvador quanto de Morro de São Paulo — foram mobilizadas para o resgate.
Desde o desembarque, a Biotour tem prestado assistência integral aos passageiros, oferecendo acolhimento, transporte e todo o suporte necessário.
Com quatro décadas de atuação no transporte marítimo de passageiros, a Biotour reafirma seu compromisso com a segurança, a transparência e o respeito a todos que confiam em seus serviços. Os fatos estão sendo apurados pelas autoridades, e seguimos colaborando ativamente para o total esclarecimento do ocorrido.
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