Milhares de bandeirolas coloridas e brilhantes nas principais avenidas e circuitos da festa, chamou a atenção de quem viveu o tradicional São João de Jequié, no Sudoeste baiano. A festa terminou nesta terça-feira (24), na Praça da Bandeira, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues que, na ocasião, destacou os avanços na segurança, o fortalecimento da cultura e o incentivo ao turismo, em uma programação marcada por grandes atrações musicais.
“Encerramos aqui em Jequié a maratona de visitas às cidades durante os festejos juninos com um balanço de paz. Juntar uma multidão de pessoas em um mesmo espaço e garantir tranquilidade, realmente, é maravilhoso. Depois, a riqueza da programação, com artistas que se fizeram conhecidos a partir dessa festa e os que já tem uma carreira internacional, para a Bahia inteira curtir, foi incrível. Simboliza economia e rendas geradas, além de incentivo a uma festa tão importante para a cultura da nossa Bahia”, pontuou o chefe do executivo.
O evento atraiu milhares de pessoas de Jequié e de cidades vizinhas, gerando expectativas positivas para o comércio local, com movimentação em barracas de comidas típicas, hotéis e transporte. Momento comemorado pelo prefeito da cidade, Zé Cocá.
“Tivemos um aumento de mais de 100% nas vendas dos comerciantes. A cidade está lotada. Mais de 300 mil pessoas passaram pela cidade nesses 11 dias de festa. Movimentamos postos de combustível, a área gastronômica da cidade, pousadas, hotéis. Quero agradecer ao Governo do Estado pelo apoio. Jequié já se consolida em 2025, em cadeia nacional, como uma das quatro maiores festas de São João do Brasil”, enfatizou.
A programação musical da última noite contou com uma grande variedade de ritmos, com os cantores Gilson Prates, Henry Freitas, Wesley Safadão e o fenômeno do momento, Nathanzinho Lima, que falou sobre as expectativas para o show. “A energia está lá em cima, a ansiedade a mil. O São João da Bahia é maravilhoso e tem uma grande importância para mim. Está aqui é uma grande oportunidade. É um palco que muita gente queria subir e o governo me proporcionou isso. Hoje, vai ter muita sofrência, que é o que a Bahia gosta, como “5 da manhã” e “Bipolar”. Vai ser incrível, contou entusiasmado o jovem cantor sergipano.
Em 2025, o Governo do Estado investiu em contratações musicais para São João em quase 300 municípios baianos, incluindo Jequié, como parte de uma estratégia que movimenta também o turismo e a economia local. Dentro dessa articulação, recursos estaduais também foram destinados à infraestrutura cultural, reforço na segurança e apoio aos serviços de saúde. Durante a programação de junho, Jequié teve reforços para plantões extras, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e atendimento a vítimas de queimaduras.
A Embasa também marcou presença com ponto de hidratação nos circuitos do evento. A iniciativa ainda envolveu reforço das forças de segurança com a atuação de Bombeiros civis e militares, Polícia Militar, Polícia Técnica, tecnologias de monitoramento e outros serviços.
Morta a facadas Professora assassinada em Rondônia é velada e cremada em Salvador
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Brasil Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Questionamentos Crise administrativa e contratos sob suspeita marcam gestão em São Francisco do Conde
Vista de Lula Bahia recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos do PAC Saúde com entrega de veículos e equipamentos
Nova direção José Edivaldo Rocha Rotondano é novo presidente do TJ-BA; veja quem compõe nova mesa diretora 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



