Sexta, 20 de Junho de 2025 00:31
75 9 9702 9169
Bahia Certidão

Cachoeira coloca em prática o programa “Registre-se”, do CNJ

Programa tem o objetivo de erradicar o subregistro de nascimento, que ainda é uma realidade em nosso país.

14/05/2025 09h08 Atualizada há 1 mês
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Lourenço Santiago - Foto: Boca de Forno News
Lourenço Santiago - Foto: Boca de Forno News

Lourenço Santiago, mais conhecido como Doutor Tiago, tabelião do Cartório da cidade de Cachoeira, falou sobre um projeto importante que é o programa “Registre-se”. Ele pertence ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parcerias com os Tribunais de Justiça de todos os estados e em Cachoeira tem o apoio da Prefeitura Municipal. “Esse ano a parceria se renovou e a Prefeitura mais uma vez apoia o programa. O objetivo dele é erradicar o subregistro de nascimento, que ainda é uma realidade em nosso país. Ainda temos pessoas que não possuem registro de nascimento”.

Ele mesmo já registrou o nascimento de um homem de mais de 40 anos. “Ele não tinha registro de nascimento, nunca foi a escola, nunca foi ao médico. Só quando ele precisou por questões de saúde que ele foi buscar esse registro. Todo ano o programa tem um foco específico em um tipo de população e esse ano o foco é a população de rua, os indígenas e a população carcerária. Não temos em Cachoeira pessoas com esse público, mas o programa oportuniza as pessoas que não tem uma segunda via da certidão de nascimento e está precisando para algo obter gratuitamente nessa semana esse documento”.

Nesta quinta-feira (15) qualquer pessoa que chegar aos cartórios de Cachoeira na sede e declarar que não tem condições de pagar, vai poder solicitar sua certidão ou se o seu registro for de qualquer outro cartório do Brasil, poderá ser pedido gratuitamente e entregar aqui. “Amanhã é o dia D do registro civil de Cachoeira. As pessoas na sede poderão procurar a biblioteca municipal que fica próxima a Praça do Jardim Grande, perto do cartório, e ali estarão pessoas da Prefeitura que ajudarão as pessoas a preencher o requerimento para emitir as certidões. Tentaremos entregar no mesmo dia, mas se o volume for grande agendaremos alguns atendimentos para depois”.

No distrito de Belém as pessoas podem procurar o cartório de Belém que fica na rua Angelina Cordeiro, nº 32. E no Iguape o Cartório do Iguape que fica na Praça do Dino. Se a pessoa morar em outra cidade e tiver o registro em Cachoeira, pode ir a Cachoeira. Em outras cidades, as pessoas podem procurar os cartórios de sua cidade. Em Cachoeira, é apenas para os residentes na cidade. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.