Prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, suspendeu temporariamente as aulas da rede municipal e decretou estado de emergência após as fortes chuvas que atingiram o município. Em apenas um dia, o volume registrado foi de 157 milímetros, deixando pelo menos 150 famílias desabrigadas.
Em comunicado divulgado neste domingo (4), a gestão municipal afirmou que os impactos das chuvas exigem a reorganização de unidades escolares, o que motivou a suspensão das aulas nesta segunda-feira (5). A medida, segundo a prefeitura, busca garantir a segurança da comunidade escolar.
O decreto de emergência foi publicado no sábado (3), após o transbordamento do rio Subaé, que corta a cidade. A enxurrada invadiu residências, comércios e unidades de saúde.
Segundo a administração municipal, 11 pontos de alagamento foram identificados: Bonfim, Ideal (nas ruas das Viúvas e São José), Baixa da Égua, Trapiche de Baixo, Sacramento, Feira Livre, avenida Caboclo, Pitanga, Ilha do Dendê e o distrito de Acupe.
Três escolas foram adaptadas para abrigar moradores afetados: a Escola Municipal Coronel Francisco Pinto (bairro Ideal), a Escola Municipal Maria Aleluia de Oliveira (Pitinga) e a Creche Escola Alegria de Viver (Bonfim).
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve na cidade neste domingo, onde visitou comunidades atingidas. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), do Corpo de Bombeiros e do programa Bahia Sem Fome atuam na região.
Além de vistorias, o governo estadual distribuiu colchões, cobertores, kits de higiene, alimentos, água mineral e medicamentos às famílias prejudicadas.
Ver essa foto no Instagram
Banco Central Banco Central avalia acionar STF para barrar acareação no caso Banco Master
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



