Uma investigação chegou na prisão de dois policiais militares na manhã desta terça-feira (15) durante a ‘Operação Salvaguarda’. A operação foi conjunta do Ministério Público da Bahia (MP-BA), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar em Santaluz.
Conforme as investigações, os policiais já eram alvo da ‘Operação Urtiga’, deflagrada em junho de 2023, por suspeita de crimes de homicídio e organização criminosa.
Eles foram denunciados pelo MP-BA por obstruir investigações criminais, utilizando agressões físicas e ameaças contra testemunha que possuía informações sobre a participação deles em uma milícia atuante no município de Santaluz e região, inclusive com indícios de prática de extermínio.
O procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado pelo MP-BA apontou que os policiais denunciados estavam intimidando uma testemunha de dois homicídios supostamente cometidos por eles.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os agentes, em horário de serviço, agrediram a vítima com socos e chutes repetidamente e a ameaçaram de morte, após retirá-la de sua residência, caso ela insistisse em prestar depoimento contra eles à Polícia.
Os agentes cumpriram os mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santaluz e São Domingos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com o apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force), da Corregedoria Geral da SSP e da Corregedoria Geral da Polícia Militar (Correg).
A determinação foi expedida pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, que também recebeu a denúncia formalizada pelo MP-BA.
Polícia Presidente de cooperativa na BA é investigado por violência psicológica contra funcionárias e tentativa de destruição de provas
tentativa de resgate Oito suspeitos morrem em tentativa de resgate de presos no extremo sul da Bahia
Líder de facção Líder de facção que descumpriu saída temporária tenta subornar polícia com R$ 300 mil
Polícia Falsos indígenas são alvo de ação contra fraudes previdenciárias na BA
Cemitério clandestin Violência Polícia descobre cemitério clandestino utilizado para ocultar cadáveres de vítimas do 'tribunal do crime'
Operação LITÍASE Polícia Federal deflagra operação em combate a desvio de recursos públicos em Juazeiro 
Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado



