Assistentes sociais e supervisoras das unidades de saúde da rede municipal participaram, nesta quarta-feira (19), de uma capacitação sobre prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estácio.
A palestra foi conduzida pela delegada Danielle Matias, da Delegacia do Adolescente Infrator, que orientou os profissionais sobre como identificar sinais de abuso e qual o procedimento adequado diante de suspeitas de violência sexual.
“Essa troca de experiências é muito importante. Recebemos várias denúncias que chegam pelas unidades de saúde, e, com esse treinamento, as denúncias serão mais completas, o que vai contribuir para uma investigação mais eficiente”, afirmou a delegada.
Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Verônica Leal, as unidades de saúde são o primeiro ponto de contato para demandas da comunidade, incluindo os atendimentos a crianças e adolescentes, o que exige um olhar mais atento por parte da equipe.
“A prevenção e o combate ao abuso sexual é um trabalho coletivo que envolve não apenas a saúde, mas também a sensibilidade dos profissionais para identificar e encaminhar os casos à delegacia de maneira corretas. As vítimas de abusos costumam apresentar comportamentos diferentes de uma criança em situação normal. Com esse treinamento, nossa equipe, com certeza, estará mais preparada para lidar com essas situações”, destacou.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuva



