Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em uma ação conjunta com a Guarda Municipal e a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), desmantelou uma carvoaria clandestina localizada na região do Pau Seco, em Feira de Santana. A operação teve início após uma denúncia anônima informando sobre a atividade ilegal no local.
Durante a fiscalização, foi constatado que três fornos estavam em funcionamento, produzindo carvão de forma irregular. Além disso, a equipe encontrou aproximadamente 50 metros cúbicos de lenha nativa, que, segundo apuração, provinha de desmatamento ilegal. O proprietário da carvoaria não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o manejo de madeira, nem a autorização dos órgãos competentes para executar a atividade.
A ação de fiscalização resultou na imediata desativação dos fornos, apreensão de todo o carvão já produzido e a apreensão de um caminhão baú carregado com a lenha ilegal. Os responsáveis pela atividade foram conduzidos à delegacia, onde serão autuados pelos crimes ambientais cometidos.
A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, ressaltou a importância da força-tarefa realizada pela Prefeitura de Feira de Santana para coibir atividades clandestinas e proteger o meio ambiente. "Essa ação é um exemplo claro de como a gestão municipal está comprometida com o combate ao desmatamento ilegal e à exploração predatória dos recursos naturais", afirmou a secretária.
A fiscalização ambiental é uma prioridade para a gestão de Feira de Santana, que tem intensificado suas ações para proteger os recursos naturais e garantir que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma sustentável e dentro da legalidade. "Continuaremos com as fiscalizações em diversas áreas do município, a fim de coibir crimes ambientais e proteger o patrimônio natural da região", completou Jaciara.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuva



