Professor Mateus Fadigas - Foto: Boca de Forno News
O vice-diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Feira de Santana, que faz parte da rede estadual de ensino, o professor Matheus Fadigas, estão com as inscrições abertas. As oficinas são gratuitas para estudantes da rede estadual. “O CJCC é uma escola estadual que oferece cursos e oficinas para estudantes que já estão em outras escolas e querem aproveitar o tempo livre que tem para aprender coisas novas de maneira diferente, expandir o seu conhecimento e o tempo na escola”.
As matrículas para o primeiro ano de oficina para o ano letivo de 2025 estão abertas. “Temos um cardápio de oficinas para quem quiser aproveitar e conhecer mais os nossos cursos e oficinas. São inteiramente gratuitos para quem já é estudante de escola estadual”.
São mais de 300 vagas oferecidas. Cada oficina tem 30 vagas disponíveis. “Temos oficinas rodando nos três turnos: matutino, vespertino e noturno”. As matrículas estão abertas até a próxima semana. “Quem tiver interesse venha porque as vagas estão acabando. Podem se matricular estudantes da rede estadual, que esteja cursando o ensino médio ou o ensino médico técnico, ou também estudantes do fundamental que estejam cursando o nono ano”.
O Centro existe em Feira desde 2018 e houve uma resposta positiva dos estudantes. “Tem estudantes que, por exemplo, faz a Oficina de Redação para o Enem e que depois nos diz que conseguiu uma boa nota. Tem estudante que fez a Oficina de Inglês e já conseguiu fazer intercâmbio, viajando para os Estados Unidos e África do Sul. Em nossa Oficina de Informática Básica, um estudante conseguiu com o nosso certificado um emprego. São vários os benefícios que os estudantes podem ter ao fazer os nossos cursos e oficinas, além do aprendizado”.
São sete oficinas oferecidas no turno matutino, 11 oferecidas no turno vespertino e 3 oferecidas no turno noturno. “Cada uma delas tem o máximo de 30 vagas e estão sendo preenchidas nesses dias. É importante fazer logo a matrícula para não perder sua vaga”.
Foto: Google Street View
A matrícula pode ser feita no próprio CJCC, na Av. Rio de Janeiro, nº 156, perto do Marajó. Ou pelo WhatsApp da instituição no número (75) 3225-5175. “Nesse número pode também tirar dúvidas ou saber mais informações. A idade não é o fator, o que importa é a série que você está. Já tivemos alunos de 14, 15, 17, 18, 54 anos. De todas as idades. O importante é que seja estudante da rede estadual a partir do nono ano”.
A estudante Caroline Vilarinho - Foto: Boca de Forno News
A estudante do CJCC, Caroline Vilarinho, de 17 anos, cursa atualmente o terceiro ano do ensino médio e está no centro desde 2023, quando tinha acabado de entrar no ensino médio. “Vim pelas comunicações que fizeram em meu colégio para divulgação. Achei importantes os cursos que estavam oferecendo. Gostei e fiquei. Recomendo para outros estudantes”.
Depois que começou a fazer os cursos e oficinas, Caroline disse que se desenvolveu de forma inacreditável. “A minha oratória melhorou. Consegui aprender outras qualidades após o curso de libras, me comunicar e até ensinar a outros colegas do colégio. Já me apresentei no colégio interpretando, me comuniquei com pessoas surdas e foi um momento marcante, tanto para mim, que era iniciante em libras. Ver a pessoa e suas reações quando soube que eu, tão nova, já sabia libras foi inacreditável, então super recomendo”.
Ela teve ainda a oportunidade ainda de fazer curso de informática e isso lhe ajudou a ter mais oportunidades. Atualmente, ela faz o Curso de Redação. “Mas já fiz de libras, informática, redação, que estou repetindo, robótica, inglês. Aqui são cursos que realmente vão ajudar o aluno a se desenvolver tanto profissionalmente como pessoalmente”, finalizou.
Mais informações sobre o CJCC aqui.
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Tempo nublado