Sábado, 23 de Agosto de 2025 17:10
75 9 9702 9169
Feira de Santana Luto

Feira de Santana perde Tutinho e Adilson Simas

Os dois morreram neste domingo (12).

13/01/2025 08h18
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

 Tutinho - Foto: Reprodução 

A cidade de Feira de Santana perdeu neste domingo (12) duas de suas personalidades. A primeira foi o ex-vereador Josafá Ramos Dantas, mais conhecido como Tutinho. Ele tinha 60 anos e estava hospitalizado desde dezembro. Estava internado no Hospital Português, em Salvador. Deixa esposa e seis filhos.

Ao receber a notícia, o presidente da Câmara, Marcos Lima (UB), prestou solidariedade aos familiares. “Neste momento de dor, expresso, em nome da Câmara Municipal, as mais sinceras condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Tutinho”, declarou.

Nascido no distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana, em 17 de setembro de 1964, Josafá Ramos Dantas foi uma “figura pública de destaque pela sua atuação política e empresarial, que contribuiu para o desenvolvimento social e econômico da cidade”. Na Casa da Cidadania, exerceu dois mandatos como vereador, de 1997 a 2000, e de 2001 a 2004, representando especialmente a comunidade da zona rural de Feira de Santana.

Em 2020, ele disputou uma vaga na Casa Legislativa pelo Partido Social Democrático (PSD), quando obteve 1.013 votos e ficou como suplente. Inclusive a biografia do ex-vereador é citada no livro “Inquilinos da Casa da Cidadania”, Vol I, de autoria da professora e escritora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira. “Sua dedicação e trabalho em prol do desenvolvimento de nossa cidade deixam um grande legado. Que sua memória seja sempre lembrada com respeito e gratidão”, destaca Marcos Lima.

O velório está sendo realizado nas dependências da Câmara Municipal de Feira de Santana desde às 19h deste domingo (12), com homenagens póstumas ao ex-vereador. O sepultamento ocorrerá amanhã (13), às 15h, no Cemitério Jardim Celestial, situado no bairro Sim.

As atividades administrativas e legislativas da Câmara Municipal permanecerão suspensas durante toda a segunda-feira (13), em sinal de respeito ao ex-vereador e, também, e para as celebrações fúnebres.

Adilson Simas

 Adilson Simas - Foto: Reprodução

Também morreu de insuficiência respiratório o jornalista e memorialista Adilson Simas. Ele tinha 77 anos e estava internado na UTI do Hospital Mater Dei Emec. O velório está sendo realizado desde às 21h deste domingo na Pax Cristo Rei, situada no bairro Kalilândia e o horário de sepultamento ainda não foi divulgado.

Natural de Itaberaba, Adilson Simas nasceu em 24 de agosto de 1947 e residiu durante 57 anos em Feira de Santana. Com longa experiência em jornalismo, conforme ele mesmo descreveu em seu blog “Por Simas”, passou pelos jornais feirenses “Situação”, “Feira Hoje”, “Folha do Norte”, “Diário de Notícias”, “Tribuna da Bahia”, “Diário da Feira”, “Folha do Estado”, “Tribuna Feirense”, bem como participou de programas na Rádio Sociedade e na Rádio Povo. Adilson escreveu ainda os livros “A História do Fluminense de Feira (1954-1972)”, que foi relançado, e “Túnel do Tempo”.

Simas foi ainda um grande contribuinte para o cenário cultural e esportivo de Feira de Santana, sendo autor dos livros "A História do Fluminense de Feira (1954-1972)" e "Túnel do Tempo". 

Além de sua carreira no jornalismo, Adilson Simas foi militante ativo no MDB, posteriormente PMDB, e sempre se envolveu com os bastidores da política local. Ele também foi candidato a vereador e manteve desde 2009 o blog Por Simas, onde expressava suas opiniões e análises sobre os acontecimentos locais.

Adilson Simas deixa um legado importante para a história do jornalismo e da política de Feira de Santana. Ele era casado há 55 anos com Anita Simas e deixa três filhos: Ana Paula, Alexandre e Andressa.

Governo Municipal

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, recebeu com pesar, neste domingo (12), a notícia do falecimento do empresário e ex-vereador Josafá Ramos Dantas, mais conhecido como Tutinho, aos 60 anos de idade. Ele lamentou profundamente a perda do amigo de longa data, destacando a amizade de décadas entre ambos.

“Tutinho era um grande amigo, com quem tive o privilégio de compartilhar muitos momentos ao longo dos anos. Ele foi uma pessoa que sempre buscou contribuir para o bem-estar da nossa cidade. Sua partida deixa uma lacuna difícil de preencher. O legado de Josafá Ramos Dantas, o Tutinho, será sempre lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele ao longo de sua vida", disse.

Ronaldo também lamentou profundamente o falecimento de Adilson Simas expressou as suas condolências à família e amigos de Adilson Simas, destacando a importância de sua contribuição à cidade e seu compromisso com o jornalismo e a cultura local. "Feira de Santana perde uma grande figura, um jornalista dedicado e um cidadão que sempre trabalhou pelo bem da nossa cidade. Que Deus conforte o coração de sua família e amigos neste momento de dor", afirmou o prefeito.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.