Segunda, 13 de Janeiro de 2025 03:04
75 9 9702 9169
Bahia Diplomação

Diplomados os prefeitos de Coração de Maria, Teodoro Sampaio e Pedrão

Diplomação aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), no Fórum Juiz João Leal, da Comarca de Coração de Maria.

13/12/2024 14h44
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News 

Foram diplomados, na manhã desta sexta-feira (13), no Fórum Juiz João Leal, da Comarca de Coração de Maria, os prefeitos das cidades de Coração de Maria, Klei Lima, o de Teodoro Sampaio, João Paulo Góes, e Pedrão, Marcílio Menezes. Na oportunidade, foram diplomados também os vice-prefeitos e vereadores das cidades.

Klei Lima - Foto: Boca de Forno News 

O prefeito reeleito de Coração de Maria, Klei Lima, afirmou que recebe a segunda diplomação com a mesma emoção, confiança, determinação e trabalho como na primeira. “A população apostou e esse voto de confiança temos que retribuir com muito trabalho. Deus me deu a missão e a condição de conseguir transformar a vida dos nossos munícipes”.

Klei ressalta que Coração de Maria é um município que não tem muita receita própria e por isso há um pouco de dificuldade. “Nós não recebemos royalties, o ICMS é pouco e são todas receitas de custeio. Por isso, vamos a todos os ligares buscando parcerias. Nosso deputado federal Ronaldo Carletto e o senador Angelo Coronel que vem me ajudando muito nesse trabalho e os demais parceiros nos ajudam. Temos muitos amigos e conseguimos buscar recursos para o município. Estamos avançando, evoluindo”.

Foto: Boca de Forno News

Ainda conforme o prefeito, o somatório de investimentos dos últimos três anos supera os que foram feitos em 40 anos. “Temos muita coisa executando. O sucesso vem de muita dedicação, fé em Deus e trabalho”. Klei está findando o seu primeiro mandato com antecipação de todos os salários. “Nunca pagamos o salário atrasado porque priorizamos os servidores. Conseguimos pagar o 13º para contratados e prestadores e muitos municípios não conseguem fazer isso”.

Diplomação - Foto: Boca de Forno News 

O prefeito disse que inicia o ano com R$ 30 milhões para fazer calçamentos em convênio com a Caixa e Ministério da Agricultura. “Temos ainda escolas, estou discutindo com o Governo do Estado duas grandes obras para Coração de Maria que estão sendo alinhadas a algum tempo. Com certeza não vai faltar trabalho, dedicação e obras não vão faltar para Coração de Maria”.

Nessa eleição, ele conseguiu fazer os 11 vereadores. “Todos os partidos coligados mantiveram as suas cadeiras. Agradeço a Câmara, aos prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos. Todos são parceiros, ajudam e tem um espaço. Estamos construindo isso com a união do Legislativo e Executivo”.

Klei foi eleito por aclamação nesta terça-feira, 10, o novo presidente do Consórcio Portal do Sertão para o biênio 2025-2026. Seu vice-presidente será o primeiro prefeito reeleito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira (PSD). “O Portal do Sertão é a união dos prefeitos para o bem comum dos seus municípios. Essa união cria liga e dá força juntos aos governos do Estado e Federal melhorias para nossos municípios”.

Ele disse já ter uma pré-agenda em Brasília com o vice. “Vamos estender o trabalho que estamos fazendo em Coração de Maria e contribuir com os demais 17 municípios que compõe esse consórcio. Já temos tratativas para outros municípios ingressarem também”. No consórcio, cada município colabora com um valor. “Existem alguns municípios inadimplentes e estamos dialogando com eles para rever a condição de cada um e ver o que eles querem. Tem ainda a participação do Governo do Estado e Governo Federal”.

O consórcio vem para ajudar municípios que passam por dificuldades e não podem, por exemplo, emitir certidão federal, estadual e não podem firmar convênios. “O papel do Portal é esse, conseguimos executar, fazer obras e trazer recursos”. A sede fica na cidade de Feira de Santana, apesar da cidade não fazer parte do Portal. “Fizemos o convite a José Ronaldo para ele fazer parte e ele quer integrar. É uma força que vem para somar”.

João Paulo Góes - Foto: Boca de Forno News 

João Paulo Góes, prefeito eleito de Teodoro Sampaio (AVANTE), disse que a diplomação é o início de um grande desafio que ele enfrentará. “Conheço perfeitamente a minha cidade. Sou um vereador de quatro mandatos e sei de tudo que precisa fazer. Não me sinto realizado como vereador porque ainda tenho muitas coisas para conquistar. Quero hoje construir uma sociedade mais justa, onde todos possam trabalhar e viver com dignidade”.

O prefeito disse que precisa ter responsabilidade com todas as Secretarias, principalmente a de Saúde e a de Educação. “Mas o meu foco é desenvolver uma política de geração de emprego porque assim fortalecerei o comércio da cidade. Trazendo uma fábrica, eu impeço que a nossa juventude saia da cidade após concluir o seu segundo grau atrás de sua sobrevivência. Precisamos fazer a nossa cidade voltar a crescer”.

Em 1961, quando a cidade foi emancipada, havia 10 mil habitantes. Hoje, 63 anos depois, são sete mil habitantes. “O desafio será grande de fazer as pessoas ficarem. Por isso precisamos de uma política de geração de emprego para as pessoas viverem com dignidade”. O município tem 20 tarefas de terra que foi comprada há 12 anos para ser transformada em um parque industrial. “Ninguém mexeu nela até hoje e eu estou sendo ousada em mexer nela. Pedi para fazer a topografia, o projeto e agora estou correndo atras de emendas para construir os galpões porque fábrica para chegar na cidade já tem”.

Seu relacionamento com a Câmara é muito bom. “Fizemos a maioria. Tenho muito respeito aos vereadores de oposição e tenho certeza que teremos uma boa relação para fazer um bom trabalho”. Ele pretende administra com um olhar voltado para as pessoas que passam por dificuldade para que elas as superem.

Marcílio Menezes - Foto: Boca de Forno News 

Já o prefeito de Pedrão, Marcílio Menezes (MDB), afirmou que ser diplomado é um momento de felicidade. “Estamos cientes da responsabilidade de administrar o município. As pessoas quiseram mudar. Temos pautas urgentes, principalmente relacionado a geração de emprego e renda. A cidade clama por isso. Queremos ainda fazer melhorias na infraestrutura e reestruturar as ações de saúde e educação. Estamos preparados para fazer esse trabalho”.

Ele disse que está montando um secretariado com pessoas técnicas, responsáveis e que vão se dedicar exclusivamente para o trabalho no município. O desenvolvimento da cidade parte, diz o prefeito, da agricultura, principalmente. “Pedrão já foi uma das maiores bacias leiteiras do estado da Bahia. Isso precisa ser resgatado. Além disso, ações de fortalecimento da agricultura familiar como a produção de mandioca, milho, feijão, a verticalização da cadeia para agregar valor aos produtos e fazer com que a cadeia de associações rurais funcione”.

Para isso, ele disse que conta com o apoio do deputado federal Félix Mendonça e ainda com o Governo do Estado, já que ele faz parte de uma legenda que integra a base. “Estamos ligados com o pessoal do governo do estado, com o seu secretariado. Vamos provoca-los para trazer essas ações”.

A sua posse começa às 16h do dia 1º de janeiro de 2025 com uma missa, a sessão solene na Câmara de Vereadores e por fim uma confraternização. “Nossa prioridade a partir do dia 1º é cuidar de quem mais precisa. Nosso município tem muitas pessoas carentes e a infraestrutura urbana básica é muito deficitária. Começaremos empreender esforços principalmente nesse sentido, com vistas na geração de renda também”.

Questionado sobre se encontra dificuldades na transição, ele disse que não chamaria dessa forma. “O prefeito está fazendo um final de mandato que bem quis. Algumas ações dele eu entendo que são descabidas para o momento. Estamos fazendo as reuniões de transição visitando postos de saúde, escolas e tem muita coisa para ser feita. Do ponto de vista documental e informações, não temos tido dificuldade”.

Como o prefeito agia sempre com responsabilidade fiscal e financeira. “Mas ele tem feito algumas aquisições nesse final de mandato e as vozes das ruas dizem que a intenção dele é deixar o caixa zerado. É uma opção dele. Não deixando alguma situação que complique principalmente o pagamento de folha nos meses iniciais e risco de bloqueio ou trava, estamos preparados para fazer o trabalho com muita tranquilidade”.

João Ferreira - Foto: Boca de Forno News 

O vereador empossado João Ferreira (Agir), mais conhecido como Dêga, de Coração de Maria, voltando a Câmara Municipal pela quarta vez, agradeceu aos 909 votos confiados a ele. “Quero dizer que jamais vou decepcionar vocês. Agradeço a todos e podem contar comigo. Meu slogan é fazer o bem sem olhar a quem. Quero ajudar as pessoas carentes do nosso município”.

Ele disse estar emocionado por receber mais uma vez o seu diploma de vereador. “Só tenho gratidão por todos os amigos e amigas que nos ajudaram a chegar até aqui”. João ainda conversará com o presidente municipal do seu partido para saber se será situação ou oposição. “Mas tenho certeza que não vamos ter obstáculos para o início dos trabalhos em janeiro”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.