Sexta, 18 de Julho de 2025 13:03
75 9 9702 9169
Bahia Eleição na UPB

Wilson Paes Cardoso é candidato a presidente da UPB

Wilson já recebeu o apoio de vários prefeitos, inclusive do prefeito eleito de Feria de Santana, José Ronaldo de Carvalho.

09/12/2024 14h36 Atualizada há 7 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Wilson Paes Cardoso, prefeito da cidade de Andaraí, é candidato a presidente da UPB, União das Prefeituras do Estado da Bahia.  Wilson diz que é candidato porque é municipalista nato e já frequenta desde 2009. “Sou o atual vice-presidente e fui presidente do Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, organizando-o. Temos um trabalho maravilhoso realizado com todos os consórcios que agora crescem muito”.

Ele disse estar preparado e motivado para fazer um bom trabalho com um sonho maior que é o de unir os 417 municípios. “Tenho o apoio de José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana. Ele fez um vídeo que está me ajudando muito.  Vamos agora lutar pela PEC 66, que abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social”.

O candidato disse o que tem feito para conseguir o apoio de prefeitos da esquerda e da direita. “Entendo que a UPA é de todos os partidos, não tem situação e nem oposição. Lá só tem uma bandeira, que é a do municipalismo. Esse é o meu sonho, o de demonstrar que nós unidos podemos avançar mais nas pautas municipalistas que são grandiosas. E também são amigos de longas datas. Quando você caminha com amigos e entende que esse é o momento de união para fazer com que os municípios cresçam mais na Bahia, fico muito feliz em ter esse acesso que deixa tudo mais fácil quando formos discutis os nossas pautas”.

Wilson diz ainda que ele é amigo de Jaques Wagner, Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, do velho ACM e ACM Neto. “Temos nossas convicções e nosso lado, mas da UPB para dentro é tudo suprapartidário em defesa dos municípios. Fora temos nossas paixões, nossos ideias. O importante é que seja sempre focado no desenvolvimento da Bahia e dos municípios”.

Outros prefeitos que o apoiam é o de Jequié, Zé Cocá, que inclusive lançou sua candidatura. Ele ressaltou a união que deve sempre acontecer entre a Federação dos Consórcios e a UPB para o bem do estado, lembrando que fez um trabalho com Zé Cocá enquanto eles eram presidentes das duas instituições. “A Federação faz um trabalho importante recebendo emendas e fazendo obras, como estamos fazendo na Chapada Diamantina. Fazemos pavimentação asfáltica, estamos construindo praças, fazendo uma ponte que liga os municípios de Itaetê com Boa Vista do Tupim. Com essa parceria a politica pública chega mais rápido”.

Chegando a presidência da UPB, Wilson diz que hoje existe um problema seríssimo que deve ser trabalhado. “O nosso maior desafio é aprovar a PEC 66 que falei acima. Ela refinancia os débitos previdenciários. Tem municio na Bahia que deve mais de R$ 30 milhões a Previdência. Com a alíquota que estava rica praticamente inviável o município honrar esse valor, principalmente os de pequeno porte porque eles tem uma receita pequena, não tem royalties,  aí tem comércio forte. São 290 municípios assim, mas o endividamento com o INSS está em quase 100% dos municípios “, diz.

O refinanciamento é para 300 meses e o valor não pode ser superior a 1% da receita líquido do município, explica. “Vai dar tranquilidade e paz para os novos gestores que estão assumindo e para os que estão acabando a seu mandato se não termina complicando na sua prestação de contas deixando alguns inelegíveis no artigo 42”.

Ele trabalha para que o seu nome seja o único na eleição. “Sempre fui a minha vida inteira de consenso. No consórcio fui reeleito pela quarta vez sempre no consenso e por aclamação. Não pode ser diferente na UPB. Eu sou suprapartidário e vou lutar até o final para que esse consenso prevaleça, mas se não prevalecer vamos ganhar a eleição”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.