Mais da metade das pessoas que se autodeclararam pardas no Brasil não se identificam como negras. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (24). A coleta de informações foi realizada entre os dias 5 e 7 de novembro. De acordo com a pesquisa, seis em cada dez (60%) pardos não se consideram como negros, enquanto 40% se veem como tal.
Já entre aqueles que se declaram pretos, 4% não se consideram negros, enquanto 96% se veem como tal. A pesquisa também mostra que 65% da população brasileira considera que a categoria negra é a soma de pretos e pardos, e esse percentual sobe para 67% entre os pardos e para 77% entre os pretos.
O levantamento também indica que 17% dos pardos afirmaram que já se sentiram discriminados pela sua cor. Entre os pretos, o número é de 56% e, entre brancos, o índice cai para 7%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos no total da amostra, 5 p.p. para pretos, 4 p.p. para brancos e 3 p.p. para pardos.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



