Segunda, 13 de Janeiro de 2025 17:45
75 9 9702 9169
Educação Educação

Aula inaugural marca início dos cursos do Pronatec na rede estadual de ensino

Ao todo, foram ofertadas 560 vagas, distribuídas em 26 turmas de seis diferentes cursos, contemplando 25 municípios da Bahia.

09/10/2024 08h58
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / SEC
Foto: Divulgação/Ascom SEC
Foto: Divulgação/Ascom SEC

A Secretaria da Educação (SEC) realizou, nesta terça-feira (8), no Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto, no bairro de Paripe, em Salvador, a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A atividade está dentro da iniciativa Qualifica Mais Emprega Mais, na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância e no âmbito da Linha de Fomento da Bolsa-Formação – Programa Mulheres Mil. Esta ação, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, visa promover a formação profissional para jovens e adultos em diversas áreas, ampliando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Durante o evento, que marcou simbolicamente o início das aulas, o superintendente da educação profissional e tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, destacou a importância da atividade como um marco para o programa em toda a Bahia.

“Esta aula inaugural no Colégio Estadual Barros Barreto demarca, simbolicamente, a abertura de turmas em mais de 20 municípios da Bahia, visando oferecer formação profissional à comunidade baiana por meio de cursos de qualificação voltados, por exemplo, a agente técnico cultural, agricultor orgânico, assistente administrativo e pizzaiolo. Este programa nos enche de alegria ao possibilitar, por direito, Educação Profissional inclusiva com qualidade em nossas escolas públicas estaduais ofertantes desta edição do Pronatec, integrada às demais políticas do Estado”, afirmou Westphal.

Ao todo, foram ofertadas 560 vagas, distribuídas em 26 turmas de seis diferentes cursos, contemplando 25 municípios e abrangendo 20 Territórios de Identidade da Bahia.

O programa oferta cursos de qualificação em áreas como Agente de Recepção e Reservas de Meios de Hospedagens, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Orgânico, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Microempreendedor Individual (MEI) e Pizzaiollo. Os alunos matriculados recebem uma bolsa-formação de R$ 10 por dia de aula frequentada para custeio de transporte e alimentação, além de kit-estudante e material didático.

Sobre o Pronatec

Criado em 2011 pela Lei nº 12.513/2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como principal objetivo democratizar o acesso a cursos técnicos e de qualificação profissional, priorizando a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Na Bahia, o Pronatec é executado pela SEC desde 2018, com o objetivo de preparar os estudantes para a vida produtiva e social, promovendo a inclusão no mercado de trabalho através de cursos de curta duração com Formação Inicial e Continuada (FIC).

Os cursos FIC foram estruturados para atender às necessidades do mercado, garantindo que os jovens e trabalhadores baianos possam acessar oportunidades de qualificação e melhorar suas chances de empregabilidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.