Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Na cidade de Santo Amaro da Purificação, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, nesta segunda-feira (30), uma unidade de ensino de tempo integral do Governo do Estado. Aproveitando a oportunidade, o governador entregou ainda um ônibus escolar, sistema integrado de abastecimento de água, além de títulos de terra do Projeto Bahia mais Forte. Os investimentos estimados no município foram de R$ 71 milhões.
Foto: Boca de Forno News
Em entrevista, Jerônimo ressaltou que o Estado chega a 62 escolas de tempo integral entregues em seu governo, sem contar as que ele pode contribuir enquanto o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, era governador. Ele destacou ainda destacou a importância de uma estrutura educacional de grande porte na famosa cidade. “A cidade merece. É um cartão postal de quem passa aqui. Temos certeza de que ela vai ajudar muita gente a se desenvolver profissionalmente, culturalmente e esportivamente”.
A nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio, que leva o nome do engenheiro, historiador e literato santamarense, possui uma estrutura moderna e de ponta. São 24 salas de aula, três laboratórios, uma sala maker (espaço que incentiva a criatividade através do uso de tecnologias digitais), biblioteca, teatro, restaurante, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário, piscina semiolímpica, 31 banheiros e ginásio.
Cidade que inspira arte, música, poesia e é conhecida por nomes como Dona Canô, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Jorge Portugal, Santo Amaro da Purificação faz parte do Recôncavo Baiano. “Santo Amaro é uma cidade movida por uma energia espiritual e cultural muito forte. Todos os sambas de roda, terreiros, casas de samba, tem uma marca muito forte e com luz própria. O Mercado do Bembé, a família Veloso, são importantes e expressões máximas da nossa cultura. A escola está grafitada e a juventude está fazendo isso”.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Jerônimo autorizou ainda um serviço de drenagem de quase R$ 9 milhões. “A água fica emparedada e acaba ficando na frente da escola. Dentro de 20 a 30 dias ela estará licitada. Entreguei também um sistema de água para diversas comunidades, dentre elas Oliveira dos Campinhos. Além de entregar essa primeira etapa, já autorizei a segunda etapa com ordem de serviço. É água chegando numa obra de dois anos”.
Foto: Boca de Forno News
Foi entregue ainda títulos de terras para famílias que moravam, mas ainda não tinham os títulos dos locais que moravam. “Saio muito feliz com tudo que vi hoje, com jovens cantando e o ritmo é esse. A tarde entregarei outra escola como essa em Antonio Cardoso”.
Foto: Boca de Forno News
Dívidas dos municípios
Para ajudar os municípios com suas dívidas, com o INSS por exemplo, Jerônimo disse que o presidente Lula pegou o Brasil com muita dificuldade de arrecadação e ele tem tratado isso com o ministro Fernando Haddad. “É uma decisão federal. Aqui no estado enviamos um Refis para a Assembleia Legislativa não apenas para as Prefeituras como também para as empresas. Para captar recursos, elas precisam negociar sua dívida. O papel do estado tem sido feito aqui na Bahia. Vamos aguardar para ver como Lula vai tratar disso a nível federal”.
Nesse novo Refis, os contribuintes baianos contam até o dia 5 de novembro com a oportunidade de regularizar sua situação junto ao fisco estadual, quitando débitos com ICMS decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2023. Com descontos de até 95% nos valores correspondentes às multas por infrações e aos acréscimos moratórios, o programa de pagamento e parcelamento incentivado de débitos fiscais já está em vigor após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, de projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado. A lei 14.761 foi sancionada, na sequência, pelo governador.
Com informações do repórter Gilliard José
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 18° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo