Sexta, 22 de Novembro de 2024 02:32
75 9 9702 9169
Bahia Obras

Assessora da presidência da República vai a Cachoeira falar sobre pacote de obras que a cidade receberá

Elisa Pellegrini esteve na cidade de Cachoeira, na Estação Ferroviária, neste sábado (31).

31/08/2024 23h06 Atualizada há 3 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Elisa Pellegrini - Foto: Boca de Forno News 

A assessora da presidência da República, Elisa Pellegrini, esteve na Estação Ferroviária da cidade de Cachoeira neste sábado (31). Ela disse que esteva na cidade para poder reafirmar as políticas públicas que nesse um ano e meio da presidência da República foi possível fazer, em parceria dos gestores municipais. “A nossa meta é contemplar a população com uma qualidade de vida que nosso presidente persiste em dar”.

O objetivo da sua ida era ainda reafirmar sobre os investimentos do PAC na cidade, que tem como coordenador o ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Esse ministro, incansavelmente, junto com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues se prepararam, cada um na sua função, para participar do PAC. A Prefeitura de Cachoeira também se habilitou nas seleções dos projetos e das demandas necessárias ao estado da Bahia”, disse.

Ainda conforme a assessora, a prefeita Eliana Gonzaga, junto com a sua vice Cristina, e a gestão municipal se prepararam apresentando os projetos do qual o município precisava. “Temos projetos de recuperação do patrimônio, projetos para a saúde, com uma UBS, a creche na área de educação, habitação, a infovia que é a questão digital para melhorar o acesso à internet. Isso tudo é desenvolvimento”.

O Governo Federal, através dela, reafirma que a política de desenvolvimento, que respeita o povo, que cuida de gente. “A ministra da Cultura, Margarete Menezes, com o seu olhar ainda estimulou as organizações aqui de Cachoeira a se prepararem para fechar as ações do PAC. Com muita maestria ela, junto com o ministro Rui Costa, deram as condições e o ambiente adequado para estes benefícios chegarem aqui”.

A contrapartida da Prefeitura para a construção da creche é apenas a área que será cedida, já que ele é um projeto do Governo Federal e com investimentos do mesmo. Da mesma forma a Unidade Básica de Saúde (UBS). Será feito um processo licitatório. “Como estamos no defeso eleitoral, já estamos assinando os contratos das moradias e de tudo que pode ser assinado e empenhado. Os recursos para o investimento só poderão vim depois do processo eleitoral. Não é possível dentro dele haver transferência de recursos”.

Para ela, o importante já está feito. “O Governo Federal deu a oferta pública e o Governo Municipal apresentou as demandas para as modalidades do PAC e esse município foi amplamente contemplado na área de educação, saúde, cultura, com muitos projetos de patrimônios históricos aprovados e também estamos na iminência de vir um novo PAC. O governo trabalhou esse um ano e meio para dar as condições das Prefeituras, mas agora, com tudo na forma, vai ser mais fácil de podermos trabalhar para os projetos que foram habilitados”.

Foto: Boca de Forno News 

Segundo ainda a assessora, já existe uma reserva de projetos feitos pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras. Esses projetos habilitados também dessas áreas serão tratados pelo Governo Federal para que tenha também a parceria do parlamentar. “Há todo um processo de tratativas com o parlamentar para que eles valorizem também essas demandas públicas com suas emendas”.

Casas populares

São ao todo 400 casas populares que serão feitas na cidade de Cachoeira. Elisa Pellegrini disse que 200 delas são proponentes pela gestão municipal e as outras 200 proponentes pela Saraiva, que é uma organização social que tem parceria com o MTST. “As famílias já foram selecionadas e já estão cadastradas. Só precisa mesmo agora vencer o processo burocrático que é específico porque se trata de construção de moradia. Mas isso já está assegurado”, garante.

Ela diz ainda que agora o povo pode acreditar que políticas públicas serão feitas em prol dele e que, fortalecendo a democracia, os empresários brasileiros investirão mais no país. “Eles irão querer fazer parceria, seja no exterior, nacional ou em sua região, levaremos a geração de mais recursos e aumenta o emprego aqui em Cachoeira e em todo o país. Empregadas, as pessoas buscarão as melhorias das suas necessidades básicas. Tendo a parcerias dos governos Federal, Estadual e Municipal e ganhando seu dinheirinho, todos nós vamos nos desenvolvermos e esse país vai crescer, voltando a ter os mesmos índices de acesso e pertencimentos que tínhamos em 2016, quando tivemos uma interrupção do nosso projeto político”.

Como assessora de Assuntos Federativos, Elisa é responsável pelos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. “Tenho a responsabilidade em vários municípios, tenho que dar conta de fazer essas agendas de transição porque preciso que o povo tenha a clareza de verdade do que vai chegar para que não seja distorcida a verdade federativa. Sou do Ministério de Assuntos Institucionais com o ministro Alexandre Padilha e lá tratamos dos assuntos federativos”.

Prefeita Eliana Gonzaga

Foto: Boca de Forno News 

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, que recebeu a assessora da Presidência neste sábado, disse que ela foi atendida em seus pedidos. Ela agradeceu ao presidente Lula por ter enviado Elisa a cidade para poder levar a garantia e levando explicações e esclarecimentos de todos os programas do Governo Federal que a cidade foi contemplada. “Fomos contemplados 400 unidades habitacionais, tanto na sede como na zona rural, 200 unidades para cada campo, a restauração do Terreiro do Icimimó, com a construção da Casa do Samba da Dona Dalva, que sua neta disse ser um sonho de mais de 60 anos”.

Ainda conforme a prefeita, a cidade ainda foi contemplada com a restauração de todo o quarteirão da 7 de setembro. “Imagine aquela orla marítima sendo contemplada com esse restauro, que maravilha ficará. Inclusive irá fortalecer o nosso turismo náutico, assim como o turismo de forma geral”.

 Na saúde, a cidade receberá uma UBS, que será construído na Rua da Feira para atender as pessoas da localidade de forma melhor, mais digna, levando mais qualidade de vida para a população, ressalta. “Essa UBS é no modelo do Ministério da Saúde”.

A cidade recebeu ainda, na área de educação, uma creche escolar que funcionará em tempo integral e será construída na comunidade da Murutuba. Modelo padrão do Governo Federal. “Iremos ter piscina, quadra coberta, enfim, uma creche modelo para levarmos um ensino mais confortável, mais dignidade para os nossos alunos e contemplando não apenas essa comunidade, mas as também as circunvizinhas”.

Foto: Boca de Forno News 

Eliana destaca que é um pacote de obras que o município ganhou e que foi através do esforço da gestão e da parceria que ela tem com o Governo Federal. “Nunca houve uma parceria tão firme e consolidada, tanto com o Governo do Estado quanto com o Federal, para juntos trazer um pacote de obras, serviços e ações para a nossa população cachoeirana. É essa a importância da relação de respeito e parceria desses três entes. Continuamos cada vez mais litando e trazendo novos benefícios e novas conquistas para o nosso povo”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.