Terça, 11 de Novembro de 2025 04:12
75 98160-8722
Bahia Salvador-Itaparica

Jerônimo diz que sondagens da ponte seguem dentro do previsto

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se disse otimista com o andamento das obras da Ponte Salvador-Itaparica

08/08/2024 08h12
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Matheus Landim/GOVBA
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se disse otimista com o andamento das obras da Ponte Salvador-Itaparica. O petista, contudo, ponderou que o contrato é "grandioso" e que a sondagem está indo em um "ritmo bom".

"Estou muito otimista, mas é um contrato grandioso. Então você tem que ficar sempre ali, com o cuidado necessário. O serviço de sondagem está indo num ritmo bom. Não sei se vocês estão acompanhando. São balsas grandiosas fazendo perfurações em profundidade de 80 e 100 metros", declarou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7).

"O serviço técnico está andando. Ontem nos reunimos a tarde inteira para nos readequar sobre as mudanças do valor. Depois de 2020, da pandemia, o dólar subiu, o cimento, a mão de obra, o aço... E compreendo que tem que haver uma readequação no valor", completou.

Jerônimo deu a declaração após ter lançado, ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o programa de qualificação profissional Manuel Querino. O programa tem a meta de qualificar mais de 20 mil baianos.  

Em julho, foi dado início a uma nova etapa nos procedimentos de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O serviço, que já aconteceu à beira-mar e em águas rasas, avançou para águas profundas e foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. A nova fase começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da sondagem da ponte. Em cima da balsa que atua em águas profundas foram instalados também 15 contêineres. Eles passam a funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passará pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios minuciosos com dados sobre as características do solo. Esta fase foi iniciada com as operações terrestres em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.