Quinta, 18 de Julho de 2024 02:15
75 9 9702 9169
Anúncio
Feira de Santana Feira de Santana

Com último voo rumo a Recife, aeroporto de Feira de Santana encerra operações comerciais

Aeronave decolou na tarde deste domingo (30). Com a suspensão completa dos voos, aeroporto vai funcionar como UTI e táxi aéreo.

01/07/2024 09h03
Por: Karoliny Dias Fonte: G1 Bahia
Avião — Foto: Freepik
Avião — Foto: Freepik

O Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, realizou seu último voo comercial na tarde deste domingo (30). Por volta de 15h, a aeronave da Azul Linhas Aéreas seguiu viagem com destino a Recife, em Pernambuco.

A notícia da suspensão já havia sido anunciada em maio pela companhia aérea, a única que ainda atuava na cidade situada a cerca de 100 km de Salvador.

Os voos eram operados por uma aeronave ATR 72600, com capacidade para 72 passageiros. Nos últimos meses, a ocupação ficava em torno de 60%, considerada satisfatória pela administração do aeroporto.

O gestor do aeroporto, Gilmar Prazeres, disse que eles foram surpreendidos com a decisão.

“A gente já tinha malha aprovada até 2025 e quando foi no mês passado, no final de maio, a gente recebeu da Azul Linhas Aéreas a solicitação do cancelamento de três meses a partir do dia 1° de julho de 2024”, comentou em entrevista à TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.

Em nota, a Azul disse que a suspensão faz parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda e que os clientes afetados receberão assistência necessária.

Os voos para Recife iniciaram em 2022, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e companhias aéreas. Os voos seguiam direto para a capital pernambucana, inicialmente cinco vezes por semana.

Com o fim da operação, o aeroporto deixa de contar com a aviação regular e fica à disposição de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e táxi aéreo particular. Mas esse cenário pode não ser definitivo.

Segundo o gestor do aeroporto, a ampliação da pista de pouso e decolagem, entre outras melhorias, podem trazer os voos comerciais de volta. "Já existe uma obra que está acontecendo, que vai aumentar o sítio aeroportuário e, futuramente, quem sabe a ampliação de pista de mais 300 metros".

Cancelamento anteriores

No fim do ano passado, o aeroporto de Feira de Santana já havia deixado de operar os voos da linha Feira - Salvador. A Voepass Linhas Aéreas, empresa responsável pela operação, justificou na época que a medida tinha sido adotada como parte da reestruturação da malha aérea.

Os voos eram disponibilizados às terças pela manhã e às quintas pela tarde, a partir de R$ 94. Mas, de acordo com a TV Subaé, o fluxo de passageiros ficou em 32% da ocupação, abaixo do esperado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.