Sexta, 21 de Junho de 2024 02:19
75 9 9702 9169
Bahia São João da Bahia

Aberto oficialmente o São João do interior da Bahia na cidade de Tanquinho

Abertura foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues na noite desta sexta-feira (31). Adelmário Coelho tocou na praça da cidade para a população.

01/06/2024 10h21 Atualizada há 3 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Governador Jerônimo Rodrigues - Foto: Boca de Forno News

O governador Jerônimo Rodrigues saiu em visita, nesta sexta-feira (31), a diversos municípios pertencente ao Território de Identidade do Sisal. Logo após, foi a Tanquinho, Território de Identidade do Portal do Sertão. No município foi feita a entrega do novo Mercado Municipal da cidade e a ordem de serviço para construção do Pelotão da Polícia Militar da Bahia. No total, os investimentos do Governo do Estado em Tanquinho somam R$ 60 milhões. O município também ganhará uma nova Escola de Tempo Integral, que está com 78% das obras prontas e previsão de ser entregue em agosto próximo.

Foi dada ainda a autorização da ordem de serviço para a restauração e pavimentação de 50km das rodovias BA-233 e BA-411, no trecho que compreende o entroncamento da BR-324 (Tanquinho) – Candeal – Ichú e o entroncamento da BA-409 (Serrinha) foi detalhada pelo superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes. Em infraestrutura, ainda foi celebrado um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) para a pavimentação em paralelepípedo das ruas da sede de Candeal, com 18 km de extensão, e drenagem das ruas do bairro Lago Azul.

Em entrevista coletiva, o governador afirmou que foi um dia de entregas, anúncios e comprometimentos importantes para a população. “São municípios (os três que visitou no dia: Lamarão, Candeal e Tanquinho), em que um impacta no outro. O que mais me impressionou foram os investimentos em estradas porque o trânsito de mercadorias, gente, ajuda muito as pessoas. É um interesse de todos”.

Ele deu ordem de serviço para delegacias, pelotão e lhe impressionou como a escola estadual está bonito. “Volto já já a cidade para mais inaugurações”.

Também foi lançado a noite o São João do interior da Bahia. “Tanquinho hoje sedia a abertura do São João do interior. O da capital foi lançado há dois dias. Tanquinho foi escolhida porque o objetivo é diversificar. Ano passado fizemos a abertura em Irecê, participamos de Amargosa e queremos mostrar que os municípios pequenos que não tem tradição possam ser estimulados”.

Adelmário Coelho tocou em Tanquinho. “A praça está cheia, lotada. Esperamos receber quase dois milhões de pessoas no São João no interior do estado. Estou feliz. Está aberto o São João do interior da Bahia em Tanquinho”.

O investimento no São João da Bahia ainda não pode ser calculado. “O edital para promover as festas fecha no dia 3 de junho. Os investimentos serão feitos em diárias para policiais, o aumento de plantões em hospitais, inclusive no Hospital Geral Clériston Andrade. Em Salvador, Santo Antonio de Jesus para queimaduras graves e além disso colocaremos a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais) para correr os municípios com campanhas contra o preconceito no São João”.

Haverá ainda o acolhimento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a divulgação dos pontos turísticos informando pontos para hospedagem e mais portos, aeroportos e rodoviária. “Faremos uma ação para arrumar estradas que tenham algum tipo de problema como buracos. E o Detran que vai fazer esse acompanhamento para garantir a segurança no trânsito”.

Feira de Santana

Sobre os investimentos do estado na Prefeitura de Feira para o São João, Jerônimo disse que está aguardando o edital para ver o que vai aparecer de demanda para a cidade. “Como disse, o edital ainda está aberto. Quero sentar com meus pares na cidade para colocar alguma atração no município. Pedi para Angelo Almeida ver como ficaria o Arraiá do Comércio e ver se eles têm condição de tocar sozinho. Mas quero fazer algo nos distritos”.

Mesmo que o prefeito Colbert Martins não participe do edital, ele pretende colocar atrações, como fez na Micareta. “Vou colocar sim. Eu quero colocar atração em algum dia nos distritos. Vamos pensar. Eu já pedi para que os componentes do governo responsáveis e ligados a cidade já pediram para que possamos ver uma programação boa no São João da cidade”.

Critérios para apoio no São João

É preciso se cadastrar, ressalta o governador. “Os impedimentos é que o Ministério Público não permite quem está em estado da calamidade usar dinheiro público para fazer programação. Todos os municípios podem participar, a não ser que esteja inadimplente com o Estado ou que tenha algum estado de emergência decretado, ou chuva ou muita seca”.

Prefeito de Tanquinho

Governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Zé Luiz Reis - Foto: Boca de Forno News

O prefeito da cidade de Tanquinho, José Luiz dos Santos Reis, mais conhecido como Zé Luiz Reis (PT), falou sobre o fato de o governador Jerônimo Rodrigues levar o lançamento do São João do interior para o seu município. “É uma satisfação imensa ter o São João lançado aqui no município de Tanquinho. Agradeço muito ao governador, por ele ser um cara sensível e comprometido com todo os municípios da Bahia”.

Tanquinho tem quase oito mil habitantes, mas é tratado como um município de mais de 100 mil pelo por Jerônimo, ressalta. “O governador se preocupa, tem um olhar diferenciado. Só parabenizo o Jerônimo. Tanquinho está feliz, a região está feliz. A cidade representou a região fazendo esse grande lançamento”.

A cidade recebeu diversos investimentos com a ida do governador a cidade. “A implantação do gramado sintético, reforma de creche, de escola, de casa de farinha, drenagem da água fluvial do mercado, o trecho da BR e duas quadras cobertas. Agradeço ao governador”, finalizou.

Foto
Foto: Boca de Forno News
Foto
Foto: Boca de Forno News
Foto
Foto: Boca de Forno News
Foto
Foto: Boca de Forno News

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.