A lista com o resultado parcial dos classificados na seleção de estudantes para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Ao todo, 3.408 inscritos interessados se inscreveram para as 940 vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na quota Qualifica Mais Emprega Mais e na modalidade de ensino presencial. Entre os dias 3 e 6 de maio, o candidato contemplado deverá se apresentar à unidade escolar na qual o curso será ministrado para efetuar a matrícula.
“Os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo Pronatec têm alta taxa de empregabilidade, o que torna o programa ainda mais atrativo para os estudantes que pretendem ingressar de forma rápida no mercado de trabalho”, ressalta o diretor de Planejamento e Gestão da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica, João Rodrigo de Seixas Bitencourt. Ainda segundo o gestor, além dos cursos serem de curta duração, com processo de formação em média de três meses e aulas diárias, o estudante é contemplado com a certificação da qualificação e uma bolsa no valor de R$ 200 mensais.
Os nove cursos estão sendo oferecidos em 38 municípios e são gratuitos, sendo que o início das aulas está previsto para o próximo dia 20 de maio. São eles: Pizzaiolo, Assistente Administrativo, Microempreendedor Individual (MEI), Agricultor Orgânico, Cuidador de Idoso, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Esteticista de Animais Domésticos e Agente de Alimentação Escolar. O sorteio, realizado no auditório da SEC, contou com as presenças de representantes do Ministério Público do Estado da Bahia e Tribunal de Contas do Estado da Bahia, além do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana de Salvador e Ouvidoria da SEC. A lista final da seleção será publicada nesta quinta-feira (2).
Matrícula
O candidato contemplado deverá se apresentar à unidade escolar na qual o curso será ministrado, entre os dias 3 e 6 de maio, para a entrega de documentos, como cópias legíveis do RG e do CPF (ambos frente e verso), bem como do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias e do certificado e/ou histórico escolar (frente e verso), entre outros.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



