Dino Náutica falou sobre a 1ª etapa do Campeonato de Canoagem que acontecerá no Rio Paraguassu, na cidade de São Félix, nesse final de semana. A entrevista foi dado ao radialista Nivaldo Lancaster, âncora do programa Rádio Total das rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM, na manhã desta quarta-feira (17). O apoio é do Governo Municipal, através do prefeito Alex Sandro, que sempre teve sensibilidade com essas ações. O diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto também estará presente já que o evento é patrocínio do Governo do Estado, da Confederação Brasileira de Canoagem com o apoio da Santa Casa, Livraria JP Center, Casa do Frango Salvador Liberdade.
Conforme Dino, essa é a etapa baiana do campeonato de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, onde serão recebidos atletas de cidades do sul da Bahia e atletas que participaram do Campeonato Brasileiro e estão no circuito internacional. “Vai ser um prazer recebe-los aqui. Estamos felizes porque essa primeira etapa contempla São Félix. Ela acontecerá domingo (21), a partir das 8h30, as delegações já estarão se preparando. Será entregue um kit de embarcações”.
Serão em média 120 a 150 atletas participando do campeonato. “Vindos do sul da Bahia reunindo aí Itacaré, Camamu, Ubaitaba, Ubatã, Taboquinhas e aqui de São Félix”. Esse não é a primeira etapa que acontece na cidade e isso se dá pelos serviços que a cidade faz com a canoagem, fomentando-a não apenas na Bahia como no Brasil. “Somos vistos nesse cenário porque há três décadas temos a canoagem aqui no Rio Paraguassu e na Bahia também”.
Da cidade de São Félix participarão em média 15 atletas nas diversas modalidades. “A modalidade canoagem de velocidade é dividida em categorias: infantil, master, junior em diversos tipos de barcos”.
A juventude tem se sentido motivada a praticar a canoagem na cidade em função desses eventos que acontecem na cidade. “Eles veem os atletas participando da escolinha tanto municipal quanto do Governo do Estado, despertando-os para o esporte. Eles veem os atletas praticando no rio e podem ver o prazer que é estar no meio náutico aprendendo a nadar. Isso desperta não apenas as crianças como também os adultos”.
A cidade participa ainda do projeto “Remando em Águas Baianas” e está no circuito através dele, o que fortalece a cidade para essa etapa baiana de canoagem. Após essa etapa, virão mais seis e elas estão abertas para outros municípios que queiram patrocinar. “Eram 14 etapas e reduziu. Como temos escolinhas de canoagem aqui, a cidade continuou sendo vista”.
De acordo com Dino, as próximas etapas serão em Camamu, dia 26 de maio, depois vem Itajuípe dia 9 de julho, Ubaitaba dia 28 de julho, Itacaré no dia 22 de setembro, Ubatã no dia 20 de outubro e Maraú dia 10 de novembro. A escolinha de canoagem funciona pela Secretaria de Ação Social, às quartas e quintas-feiras e quem quiser participar é só procurar a pasta e se inscrever.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas