Terça, 16 de Abril de 2024 11:48
75 9 9702 9169
Cultura Crônica da semana

O ter antes do ser

Por Alberto Peixoto

24/02/2024 08h39
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

A sociedade contemporânea é definida por uma sucessão de transformações impulsionadas pela urgência e pela falta de certezas, ao mesmo tempo em que se mantém constantemente conectada ao universo produtivo. Atualmente, estamos presenciando uma diversidade de modificações sociais, políticas, econômicas e culturais que se desenvolveram ao longo do tempo. Trata-se de um conceito abrangente que compreende diferentes facetas da vida em comunidade.

A expressão "ter antes do ser" é muitas vezes usada para criticar a sociedade contemporânea, que valoriza mais as posses materiais do que os valores humanos. Ela sugere que, ao invés de se preocupar em ser uma pessoa melhor, mais solidária e mais humana, muitas vezes nos preocupamos em ter coisas como carros, roupas, celulares e outros bens materiais.

Esta mentalidade pode levar a uma vida vazia e superficial, onde o consumo é mais importante do que a qualidade de vida. É importante lembrar que as posses materiais não trazem felicidade duradoura e que os verdadeiros tesouros da vida são nossos relacionamentos, nossas experiências e nossas realizações pessoais.

Por isso é necessário refletir sobre nossas prioridades na vida e dar mais valor ao que realmente importa. Devemos nos esforçar para sermos pessoas melhores a cada dia, cultivando valores como empatia, generosidade, honestidade e respeito ao próximo. Quando colocamos o ser antes do ter, estamos construindo um futuro mais humano e mais feliz para todos.

Por Alberto Peixoto

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Valdemir Araujo Há 2 meses Juazeiro BahiaReflexão de uma realidade dos tempos atuais.
Roberto Leal Há 2 meses SalvadorBem haja!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.