A Prefeitura de Feira de Santana está se mobilizando para amenizar os estragos causados pelas chuvas que atingiram o município na noite de sexta-feira (26). Por determinação do prefeito Colbert Martins Filho, um comitê de crise, formado por nove secretarias, foi instituído para avaliar as consequências e coordenar as ações de assistência à população.
As chuvas torrenciais, que duraram cerca de 12 horas, provocaram alagamentos em diversos bairros e distritos da cidade. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 120 milímetros de precipitação, quando a previsão era de 30 milímetros.
O comitê de crise está mapeando os pontos de alagamento e avaliando as necessidades da população.
O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, liderou a primeira reunião do Comitê Gestor. Ele informou que a pasta está lidando com demandas relacionadas a pessoas em situação de rua. A SEDESO também está providenciando a compra de passagens para pessoas em situação de rua que residem em outras cidades. "Dessa forma abrimos mais vagas nos abrigos", pontua.
A coordenadora da Defesa Civil, Ana Karolinna Rebouças, destaca o monitoramento das chuvas desde terça-feira e enfatiza o compromisso do comitê em atender rapidamente as demandas da população.
A Defesa Civil aconselha a população a agir com precaução e evitar enfrentar a água. Em casos de invasão de residências pela água, a orientação é desligar a fonte de energia, sair do imóvel, buscar um local seguro e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
O superintendente municipal de Operações e Manutenção, João Vianey, observou que os principais problemas estão nas redes na macrodrenagem do município. O tema foi enfatizado também pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito, que observou que os problemas crônicos da cidade relacionados ao escoamento de águas pluviais serão solucionados definitivamente com a execução do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, concluído no final de 2022.
"Desde 2021 o Município tem apresentado pedidos de autorização de empréstimos junto à Câmara Municipal neste sentido. O último, reiterado em setembro de 2023, ainda não foi apreciado pelo legislativo", aponta.
A reunião do Comitê de Crise contou com a participação dos superintendentes e secretários municipais Carlos Brito (Planejamento), Eli Ribeiro (Serviços Públicos), João Vianey (Operações e Manutenção), Eliene Cerqueira (Habitação), Cleudson Almeida (Trânsito), Fanael Ribeiro (Chefe de Gabinete do Prefeito) e Renata Maia (Comunicação Social).
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



