Teve início, na noite deste domingo (3), o seminário ‘Gestão do Conhecimento’, que acontece em Costa do Sauípe até a próxima terça-feira (5). O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEC), reúne educadores e gestores de todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Durante o seminário, serão reconhecidas as escolas que se destacaram na gestão da aprendizagem ao longo de 2023. O governador em exercício Geraldo Júnior participou da mesa de abertura.
O vice-governador destacou a importância de valorizar o trabalho das unidades de ensino por meio dos educadores e gestores do Estado. “Este seminário é uma oportunidade valiosa para reconhecer e valorizar o esforço dedicado dos educadores e gestores de nosso estado. A premiação da Gestão da Aprendizagem é um incentivo significativo para a melhoria contínua das práticas educacionais, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes”.
A premiação da Gestão da Aprendizagem, destinada a unidades escolares da rede estadual de ensino, com turmas da 3ª série do Ensino Médio e/ou 9º ano do Ensino Fundamental, contará com a participação de 375 escolas inscritas e aprovadas. Para a culminância ao fim do ano letivo, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 5 milhões, visando ao incremento na proficiência do desempenho escolar.
Segundo a secretária da SEC, Adélia Pinheiro, a iniciativa da premiação é uma valorização de toda dedicação e participação da comunidade escolar em prol da educação. “Esse evento é um reconhecimento do empenho e do engajamento de nossas escolas na realização e aplicação das provas Saeb. Aqui temos mais de 300 escolas que alcançaram um mínimo de 85% de frequência, presença dos estudantes respondendo às provas, e veja, 36 escolas que alcançaram 100% de estudantes realizando exame”.
Os recursos, transferidos para as unidades escolares, serão repassados via Fundo de Assistência Educacional (Faed). Adicionalmente, todas as unidades escolares, devidamente habilitadas, receberão o selo Gestão da Aprendizagem como reconhecimento por suas contribuições na promoção da qualidade educacional.
Avaliações
O evento também inclui painéis expositivos e apresentação de ações pedagógicas realizadas nas escolas durante o ano letivo, além de práticas bem sucedidas voltadas à logística e mobilização para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe).
Adélia Pinheiro ressaltou que as avaliações do Saeb são um impulso ao incentivo dos educadores e gestores. “As provas são ferramentas essenciais para aprimorar a qualidade da educação em nosso estado. Ao proporcionar uma análise detalhada do desempenho escolar, criamos um ambiente que incentiva educadores e gestores a buscar constantemente a excelência, contribuindo para o fortalecimento do sistema educacional baiano”.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



