Sexta, 29 de Agosto de 2025 11:40
75 9 9702 9169
Feira de Santana Câmara de Feira

Secretário de Comunicação do Estado recebe Título de Cidadão Feirense

André Curvello recebeu honraria após proposta do vereador Paulão do Caldeirão (PSC) ser aprovada na Casa.

27/10/2023 22h45
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Paulão do Caldeirão e André Curvello - Fotos: Boca de Forno News
Paulão do Caldeirão e André Curvello - Fotos: Boca de Forno News

O secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvello, esteve na cidade de Feira de Santana, na noite desta sexta-feira (27), para receber o Título de Cidadão Feirense. A sessão solene para a entrega aconteceu na Câmara de Vereadores de Feira de Santana e a proposta é do vereador Paulão do Caldeirão (PSC).

Em entrevista ao Boca de Forno News, André afirmou que foi uma noite de reencontro com pessoas queridas e que fazem parte da sua história de vida pessoal e profissional. Ele agradeceu ainda a Câmara que aprovou, por unanimidade, a inciativa do vereador Paulão. “É uma noite especial porque aqui revivemos o passado e uma trajetória. Feira de Santana é um alicerce da minha vida profissional. Só tenho gratidão e alegria”.

A sua relação profissional com a cidade começou em 1989, quando aqui ele chegou para chefiar a redação do Jornal A Tarde. Logo em seguida, o ex-prefeito João Durval o chamou para ser secretário de Comunicação. “Assim, fui tocando a vida, construindo relacionamentos e trabalhando duro e enfrentando dificuldades”.

Curvello disse que poderia escrever um livro só sobre o início de sua carreira como jornalista. “São fatos que marcaram a vida cultural e esportiva da cidade através de campanhas memoráveis do Fluminense de Feira, por exemplo. Ainda a vida política de 1989 com a primeira eleição direta pós abertura do regime democrático, enfim, são muitas histórias, recordações, muito aprendizado e respeito no relacionamento com todos daqui”.  

O que é mais marcante para ele na cidade é a construção de amizades e relacionamentos. Poder frequentar lugares que todos conheciam e adentrar na casa dos amigos. “Mesmo não tendo experiência política e profissional, aceitei o desafio de Dr. João achando difícil esse cargo. Ele pediu que eu ao me preocupasse que ele me ajudava. E ele o fez. Se tornou muito importante na minha vida profissional na comunicação pública”, disse.

O secretário disse que tem andado muito pela Bahia para trabalhar. “Às vezes recebo reclamação daqueles que estão no interior de que não os vejo. Sempre peço que eles me façam enxerga-los. Cabe a imprensa chamar a nossa atenção para algumas coisas. Temos 417 municípios e a extensão de um país como a França.  A missão do serviço público é prestar serviços a sociedade”.

A comunicação da Bahia tem evoluído com o advento das novas tecnologias, afirma Curvello. “Estamos sempre aprendendo, sempre evoluindo. É o que precisamos. Além de aprender com a imprensa no dia a dia porque ninguém é dono da verdade”, ressalta.

Paulão do Caldeirão

O vereador Paulão do Caldeirão, autor da proposta, ressaltou a importância da cessão da honraria a André Curvello, ao qual ele considera como amigo de toda a imprensa interior da Bahia. “Ele quebrou o monopólio da imprensa da capital, dando atenção a todo o interior da Bahia. Antes, era uma dificuldade muito grande para conseguirmos entrevistar um governador ou até ter uma audiência com o Secretário de Comunicação”.

Hoje, na opinião de Paulão, André Curvello quebrou tudo isso. “Conseguirmos ver a importância da imprensa do interior da Bahia. Você vê que jornalista hoje sobe e desce de avião para fazer a cobertura das ações do governador em toda a Bahia. Nunca vimos isso”.

Com outros governos, lembra Paulão, a imprensa “tomava botinada”. “Na gestão de André, a andamos de avião, temos transporte para poder desenvolver o nosso trabalho. A imprensa cresceu muito, graças a essa quebra de monopólio e a oportunidade que o governo tem dado de nós crescermos, podendo entrevistar, podendo levar a notícia como ela deve ser levada”.

Além disso, lembra Paulão, André também tem uma ligação muito forte com Feira de Santana. Isso porque, como ele já disse, foi repórter do Jornal A Tarde na Princesa do Sertão e secretário de Comunicação. “André Curvello dispensa comentários pelo trabalho. Prova disso é a quantidade de jornalistas de toda a Bahia que estão aqui hoje. Nunca vi um evento em Feira de Santana com tantos jornalistas. Parecia que era o governador que estava aqui no dia de hoje. Nem com a presença do governador vi tanto jornalista. Isso mostra a grandeza desse título, a grandeza de André Curvello. Para mim, como vereador do meu primeiro mandato, fico muito feliz de poder outorgá-lo com o Título de Cidadão Feirense”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.