Sexta, 29 de Agosto de 2025 15:03
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira 190 anos

Amélio Amorim comemora seu aniversário e o de Feira de Santana

Órgão do Governo do Estado realiza atividades em comemoração aos 190 anos da cidade.

18/09/2023 15h02 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Marcos Vinícius Bittencourt, diretor do Centro Cultural Amélio Amorim (CCAM) - Foto: Boca de Forno News 

Marcos Vinícius Bittencourt, diretor do Centro Cultural Amélio Amorim (CCAM) de Feira de Santana Marcos falou sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas em comemoração aos 190 anos de Feira de Santana. Conforme Marcos, tem atividades todos os públicos. “Nós temos a nossa Feirinha de Artesanato, roda de capoeira, uma exposição de Aquarelas que começa hoje e vai até o dia 14 de outubro”.

Ainda conforme o diretor, haverá ainda samba de roda e, para fechar com chave de ouro, a apresentação do “Lado A de Feira, Lado B a Fora” de Feira de Santana. “Esse é um show musical com diversos artistas da nossa querida Princesa do Sertão. Não posso deixar de falar também da peça teatral “Quitérias”, que será apresentada para alunos da rede pública de educação e para aqueles que também não são, já que esse é um evento público para a comunidade para celebrarmos os 190 anos de Feira”, diz.

A feira de artesanato começou pela manhã, mas oficialmente o evento iniciou às 14h. A expectativa para a participação da população de Feira de Santana é grande. “Acreditamos que vai ser uma participação grande da população. A nossa população gosta de festejar. E 190 anos não são 190 dias, temos que celebrar com um público bastante presente aqui da nossa cidade e com certeza a comunidade vai abraçar. Ou melhor, já está abraçando”.

Marcos garantiu que o Governo do Estado está participando ativamente das comemorações. “A nossa atividade é do Governo do Estado porque o Amélio Amorim é um órgão que pertence a ele, ou seja, o governo já está inserido nessas comemorações. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Cultura Bruno Monteira são muito solícitos e nos intimou a celebrar essa data como Feira de Santana merece, com bastante brilho”.

Os shows musicais estarão começarão a partir das 17h e contará com a participação de diversos artistas da nossa cidade.

Geovan Adorno Braz, Diretor de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado - Foto: Boca de Forno News

Geovan Adorno Braz, diretor de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado, também abordou o fato de o órgão estar participando ativamente das comemorações pelos 190 anos de Feira de Santana. “O Governo do Estado está presente na comemoração do aniversário de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura do Estado. Essa é uma data que, por ser importante para uma cidade tão importante como é Feira de Santana, que deve ser comemorada”, diz.

Ainda de acordo com Geovan, o secretário Bruno Monteiro também se fará presente no evento do Amélio Amorim até o final dos shows musicais. “Quero lembrar ainda que não é só a Secretaria de Cultura, mas todo governo do Estado tem muitas ações aqui na cidade de Feira, na segunda cidade mais importante do Estado em todos os aspectos”.

Até mesmo um bolo tem para as comemorações foi produzido. “Hoje é um dia de festa e vamos comemorar com alegria o aniversário da cidade e do Amélio Amorim, com arte e cultura, sobretudo”.

Jô Raes - Foto: Boca de Forno News 

Já Jô Raes, filha de Jorge de Angélica, também se apresentará nas comemorações dos 190 anos de Feira de Santana e 31 anos do Amélio Amorim. “Estarei com a banda “Lado A de Feira, Lado B a Fora” que me convidou para fazer um carimbó. Vamos fazer uma homenagem a rainha do Carimbó de Belém do Pará, Dona Onete. Me sinto privilegiada e honrada de fazer essa participação e só promete. São 12 artistas nomeados de nossa cidade”, disse.

A sua energia, Jô garante que vem de berço. “Meu pai é músico e sempre me incentivou a ir pelo caminho certo. Trabalhamos juntos e onde um vai o outro também vai. Com Deus na frente, os caminhos são abertos com muito trabalho”.

Foto: Boca de Forno News 

Jô começou na arte cedo, ainda na igreja. Na música tem mais de 15 anos de estrada. “Com meu estou nessa caminhada há 15 anos. Tenho uma banda chamada “Jô Raes e banda Raízes de Afaire”, que é primeira banda formada na cidade por uma mulher que canta e toca contrabaixo no reggae de Feira de Santana. Canto músicas de minha autoria”.

O show está previsto para às 17h e ela começa a tocar já as 16h com a apresentação de carimbó e merengue. “Estamos saindo de Feira já com o nosso trabalho. Temos uma agenda em outubro. No dia 1º estaremos em Salvador, dia 6 em Itacaré e dia 28 em Ipiaú. Estamos em movimento sempre por aí”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.