De janeiro até junho, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu a marca de 2,2 milhões de atendimentos em Feira de Santana. Os maiores números estão relacionados às Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e policlínicas que juntas somam 1.029.819 assistências, entre procedimentos, exames e consultas.
Para a coordenadora das unidades de urgência e emergência, Vera Lúcia Galindo, o alto índice de atendimentos representa um saldo positivo. Segundo ela, cada vez mais, a comunidade tem procurado estas unidades como referência.
“Observamos que a população quando tem qualquer sintoma, mesmo que leve, vai até uma UPA ou Policlínica, por terem funcionamento 24h e um suporte mais especializado. Muitas vezes, essa alta procura associada a quantidade de pessoas internadas na fila da regulação sobrecarregam as unidades. Mas, apesar desses fatores, o nosso saldo é bom e isso também é fruto do comprometimento de toda a equipe”, reforçou.
A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca o avanço da informatização das unidades e a utilização de recursos tecnológicos como fatores que influenciam nos números expressivos e além de facilitar o atendimento, trouxeram a pasta para mais perto da comunidade.
“O município não era informatizado. Hoje, mais de 86% das Unidades de Saúde da Família estão informatizadas, aspecto que com certeza, vai contribuir para o crescimento dos indicadores de Feira, possibilitando que as vacinas e outros dados sejam lançados em tempo real no sistema. Também ampliamos as equipes do Programa Saúde na Hora e criamos um canal de atendimento da Central de Regulação no WhatsApp a fim de tirar dúvidas, confirmar o agendamento, reduzindo a perda de vagas por pacientes faltosos e beneficiando quem precisa do serviço”, pontuou.
A secretária ainda ressalta que, neste momento, todos os esforços estão direcionados para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. De janeiro até esta sexta-feira (14), 848 casos de dengue foram registrados no município.
“Temos tomado diversas medidas, a exemplo de capacitações sobre manejo clínico para os profissionais de saúde, expansão dos locais de exame, promoção de ações educativas em eventos, escolas e nas visitas às casas. Já adquirimos mais de 19 mil capas de tanque para distribuir nas residências que contém caixas d’água destampadas, fizemos a entrega de repelentes às gestantes acompanhadas pela nossa rede, mas é importante que a população colabore nesta luta não deixando água parada em suas residências”, enfatizou.
Feira de Santana Duplicação da avenida Artêmia Pires já conta com canteiro de obras montado
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (24)
Segurança Pública Secretaria da Mulher fortalece parceria com DEAM e reforça atuação integrada na proteção às mulheres
Dia das Mães Mais de mil atendimentos em 3 dias: campanha do Dia das Mães no CMDI-II registra alta procura
Projeto Elis Moc lança projeto elis para fortalecer a leitura e os saberes do semiárido
Micareta da Lagoa Micareta da Lagoa acontece neste domingo em Feira de Santana com grandes atrações 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Tempo limpo


