Terça, 02 de Dezembro de 2025 10:00
75 98160-8722
Feira de Santana Feira de Santana

Presidente do Conselho do Idoso alerta para a falta de delegacia especializada

Somente no ano de 2022, cerca de 4.300 idosos sofreram algum tipo de violência na Bahia

02/07/2023 00h19 Atualizada há 2 anos
Por: Boca de Forno
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

 

Em toda a Bahia, existe apenas uma delegacia especializada no atendimento à pessoa idosa. Somente no ano de 2022, cerca de 4.300 idosos sofreram algum tipo de violência na Bahia. As informações foram registradas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Em Feira de Santana, a presidente do Conselho do Idoso, Irene Azevedo, cobra a criação de uma delegacia especializada para atender pessoas idosas vítimas de algum tipo de violência e maus-tratos.

Em entrevista ao Boca de Forno News, Irene informou que em todo o estado existe apenas uma delegacia especializada, em Salvador.

"A Bahia só tem uma delegacia, em Salvador, então Feira de Santana não tem. Quando o idoso precisa fazer uma denúncia, ele usa o Disque 100, o núcleo de violência e o próprio conselho, ou pode ir em qualquer delegacia da cidade, mas não tem uma especializada", afirmou ela.

O Conselho do Idoso já enviou um ofício ao governo estadual explicando a necessidade da criação de uma delegacia especializada.

"No dia 7 de junho, enviamos um ofício falando sobre a necessidade da delegacia e do índice de violência na cidade. Estamos no aguardo, sabemos que o governador do estado tem um carinho por Feira de Santana. O Conselho do Idoso está plantando uma semente na sociedade como um todo. Está na hora de se pensar em uma delegacia em uma cidade grande como Feira de Santana", disse Irene.

Ainda conforme Irene, existem alguns conflitos familiares que levam às agressões aos idosos, como os maus-tratos, negligência e a falta de amor. Um dos conflitos principais é a administração da aposentadoria.

"As pessoas precisam olhar para a pessoa idosa de uma forma diferente, como alguém que veio antes de você e que te deu a vida. Ele merece ser tratado de forma diferente", ressaltou.

Denúncias de violência ou maus-tratos contra a pessoa idosa podem ser feitas através do Disque 100 ou em qualquer delegacia de Feira de Santana. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Alberto Peixoto Há 2 anos Feira de Santana Bahia Irene Azevedo está de parabéns com seu lindo trabalho à frente do Conselho do Idoso
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.