A cidade de Cachoeira receberá um memorial em homenagem a Anna Nery, considerada a mãe da enfermagem brasileira. A entrega do memorial será feita pela prefeitura, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA).
A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (21) para falar sobre entrega do memorial, além de outras ações realizadas no município.
Algumas atividades serão realizadas nos próximos dias pelo Conselho Federal de Enfermagem e pelos Conselhos Regionais de Enfermagem de todos os estados, que estarão no município. Entre as ações, a inauguração do memorial.
“Será uma semana de movimentação, onde será realizado a ROP, a reunião ordinária de plenária, onde serão tomadas todas as decisões referentes as discussões desta sessão ordinária”, disse a prefeita, ressaltando que Cachoeira é a primeira cidade do interior da Bahia a sediar a plenária.
Em nome de toda à população, Eliana agradeceu a instalação do memorial na casa Anna Nery, considerada a mãe da enfermagem brasileira.
“A sensação que temos é que Cachoeira está recebendo a sua ilustre filha, Anna Nery, de volta ao seio do seu lar. Quero agradecer a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e ao arcebispo que concedeu os restos mortais da nossa heroína para fazer parte desse memorial”, ressaltou.
A Dra. Betânia Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem também participou da entrevista e falou sobre a reunião, que terá a presença de conselheiros de todos os estados.
“É uma reunião pública, porém destinada aos presidentes dos conselhos regionais de enfermagem e aos conselheiros federais. Somos 18 conselheiros federais, cada um representa um estado. Durante esta reunião, realizaremos muitas discussões e decisões importantes para a enfermagem brasileira”, afirmou a presidente.
Emocionada, Betânia falou sobre a importância do memorial para a profissão, que terá também uma subseção da Coren-Ba, destinado aos profissionais de Cachoeira e de outras cidades.
“É um momento muito importante para todos nós, poder ter a casa da enfermeira Anna Nery, da nossa mãe da enfermagem brasileira, a patrona também do exército. Nessa casa vai ter também uma subseção do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. Nessa subseção, os profissionais também poderão ser atendidos e não vão precisar se deslocar para Salvador. Tanto os profissionais de Cachoeira como das cidades circunvizinhas poderão vir até a subseção e serem bem atendidos”, pontuo ela.
Sobre o piso salarial da enfermagem, que já foi aprovado, Betânia se diz confiante na efetivação da proposta.
“Estamos confiantes que esse piso salarial que é o que mais os profissionais de enfermagem almejam, seja realmente aprovado; efetivado, porque a lei foi sancionada”, concluiu.
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



