Cinquenta das 56 escolas da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana, submetidas à avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentaram taxa de aprovação superior a 70 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os resultados do exame SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Ou seja, índice positivo em 90% do total de unidades de ensino avaliadas.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec).
A amostragem do Inep correspondente ao ano de 2021 apresenta resultados de 28 escolas da Rede com Ideb – isto por que, tendo como referência o Censo Escolar 2021, a Base de Dados do SAEB só copilou informações de um número reduzido de unidades de ensino. E apenas uma parte dos estudantes da Rede foi submetida ao exame.
Dentre as escolas com melhor taxa de aprovação no 5º do Ensino Fundamental estão: Escola Luís Alberto da Associação União e Força, com 99,8; Centro de Educação Básica da UEFS, com 98,4; Regina Vital, 98,3; Maria Helena Queiroz, 94,2; e Antonio Antunes dos Santos, 93,8, considerando as cinco primeiras colocadas.
Das 28 escolas com Ideb 2021 computado, 16 apresentaram índices superiores a 4,0 – Regina Vital, a Nóide Cerqueira e a Mãe da Providência que obtiveram 4,9; Adelice Cavalcante com 4,7 e Godofredo Coutinho Pereira, com 4,8.
Criado em 2007, o Ideb é calculado com base nos dados do Censo Escolar realizado todos os anos e as médias de desempenho da Prova Brasil e do Saeb.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



