Quarta, 06 de Agosto de 2025 07:22
75 9 9702 9169
Cultura Crônica

O Quociente de Intelectualidade do brasileiro

Por Alberto Peixoto

20/08/2022 08h51
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Foto: Reprodução / Oxfam Brasil
Foto: Reprodução / Oxfam Brasil

É difícil libertar os tolos das correntes que eles veneram – Voltaire

A frase acima de autoria de François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, um dos mais importantes filósofos do iluminismo, defensor das liberdades individuais da tolerância, é muito filosófica e profunda apesar de aparentemente ser muito superficial. Ela traduz a atual situação de parte do povo brasileiro, de QI abaixo da média – Quociente de Intelectualidade.

O Brasil, segundo estudos realizados por pesquisadores estrangeiros, entre 31 países analisados, é o único que teve uma queda em seu Q.I. Nesta pesquisa inclui países de todos os continentes. Se este estudo for correto, é uma conclusão assustadora. Este trabalho foi realizado por Jakob Pietschnig e Martin Voracek, da Universidade de Viena.

Pode-se observar esta falta de Inteligência naqueles que, mesmo sabendo que o aumento de R$ 200,00 no Programa Auxilio Brasil até dezembro é simplesmente compra de votos, ainda assim apoiam este candidato à reeleição neste momento crítico pelo qual passa a política brasileira.

O Brasil possui por volta de 33 milhões de pessoas sem ter o que comer, incluindo crianças e idosos. Este quadro aterrador se intensifica na região nordeste, vindo a se agravar entre 2020 e 2022, causando um cenário inaceitável.

Segundo os telejornais, Feira de Santana possui 115 mil famílias em situação de pobreza, sem ter o que comer.

Com o discurso de que era necessário cortar direitos do trabalhador com a suposta finalidade de gerar empregos, o Governo Federal não apresentou nenhuma proposta de geração de empregos, mas sim, diminuição de direitos contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foram subtraídos do trabalhador. Aceitar tudo isso de braços cruzados e apoiar este governo é a comprovação de uma falta de inteligência gritante.

Inclusive, a taxa de desemprego aumentou ultrapassando a casa dos 12 milhões de brasileiros desempregados e a renda de quem ainda possui um emprego diminui a cada dia, principalmente após os aumentos abusivos dos combustíveis. Este ano (2022), cerca de 40% dos acordos salariais foram fechados com percentuais inferiores à inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inteligência nos apoiadores do governo Bolsonaro e que acham que ainda não houve tempo hábil para entregar parte das reformas prometidas durante a campanha é utopia, é fantasia um devaneio, uma ilusão um sonho; é uma coisa que não existe!

Por Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.