Depois de dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional festa da Nossa Senhora da Boa Morte, uma das celebrações religiosas mais importantes da Bahia, em Cachoeira, chega ao último dia nesta quarta-feira, 17. O desfecho vai acontecer, às 18h, com um samba de roda e oferecimento de caruru. Há ainda a entrega da água e flores perfumadas que simbolizam a renovação do compromisso com a continuidade da vida.
Como forma de apoio à celebração, a prefeitura de Cachoeira realizou restauros e pinturas na Capela e Sede da Irmandade, além do cuidado com a logística e estrutura do evento, como as atrações musicais e disponibilidade de internet no circuito da festa.
A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos) destacou que o retorno da festa trouxe de volta os diversos visitantes que buscam conhecer a tradição. “Essa festa é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010. São dias de manifestações culturais e religiosas que marcam todos pela beleza”.
Os festejos começaram no sábado, 13, com a missa, em seguida pela saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D’ajuda, em procissão pela cidade. O cortejo reuniu mulheres da secular Irmandade da Boa Morte, que percorreram as ruas segurando velas, todas vestidas de branco.
No domingo, 14, ocorreu outra missa seguida de procissão, que representou o enterro de Nossa Senhora da Boa Morte. Neste momento, as mulheres se vestem com roupas nas cores preta e branca - exceto as “irmãs de bolsa”, que se vestem de branco em todos os dias festivos.
No terceiro dia de festa, na segunda-feira,15, a procissão foi acompanhada pela filarmônica local até a Igreja Matriz. Após a missa, as irmãs, na sede da irmandade, dançaram valsa. Nesta terça,16, ocorreu o samba de roda no Largo D'Ajuda e oferecimento de cozido.
Tragédia Acidente com ônibus deixa sete mortos e 13 feridos na Bahia
Tradição Caruru de Cosme e Damião mantém viva tradição cultural e religiosa na Bahia
Cachoeira Campanha Setembro Amarelo encerra 9ª edição com ampla mobilização no Recôncavo da Bahia
Caso Master Delação rejeitada de Vorcaro cita pagamentos a grupo de Wagner
Segurança Pública Bahia terá 34 mil profissionais de segurança mobilizados nas eleições, diz SSP
Chuvas na Bahia Mais de 30 cidades da Bahia entram em alerta para tempestades nesta quinta-feira 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas


