Quinta, 28 de Março de 2024 16:34
75 9 9702 9169
Educação Agroecologia

IFBA fará feira agroecológica para ressaltar importância dos alimentos saudáveis

Professor Henrique Andrade fala ainda sobre situação da instituição com os cortes de verbas pelo Governo Federal.

12/08/2022 12h00
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Campus do IFBA em Feira de Santana - Foto: Reprodução
Campus do IFBA em Feira de Santana - Foto: Reprodução

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Henrique Andrade, falou sobre uma feira que será realizada pela instituição que terá um tema que ele considera como importante para toda a sociedade que é a produção de alimentos. “Nós, como constituição federal de ensino, estamos nesse processo de ensino e oferta de aulas de pesquisa e de extensão. Em 2022, estamos com uma nova frente de trabalha, integrada com outras ações que é essa feira agroecológica”.

Ele disse que está a algum tempo em contato com agricultores familiares de Feira de Santana e da região e com os alunos, já que muitos deles também são filhos de agricultores e de famílias quilombolas. “Queremos construir uma feira dentro do campus do IFBA em Feira de Santana que vai ser para além de um espaço de compra e de comercialização, mas um espaço de troca de conhecimento, de partilha de informações e de sabedoria do povo do campo que produz muito conhecimento”.

A ideia dessa feira, destaca ainda o professor, é ser um ponto de partida para outras atividades. “Ela vai começar no dia 17 de agosto, na próxima quarta-feira, em nosso campus. Quero deixar o convite a todos que quiserem passar por lá para conhecer os agricultores”.

Nessa edição da feira, Henrique diz que eles estão com uma parceria muito importante de uma cooperativa da cidade, que produz e comercializa alimentos todos agroecológicos. “Agroecológico são aqueles produtos da roça, que não tem veneno, feitos com diretamente o trabalho do homem da mulher do campo.  Estamos usando o nome feira como ecológica no sentido de valorizar essa alimentação chamada de orgânica, saudável, mas que principalmente preza pela nossa vida, pelo desenvolvimento das nossas capacidades intelectuais de pensamento de ter uma vida mais saudável”.

Henrique salienta que o Instituto está valorizando muito a economia popular e solidária, constroem os preços com os agricultores e falam sobre o apoio nutricional. “Estaremos com uma equipe de nutricionistas apoiando esse serviço. É um trabalho interdisciplinar. É uma feira de comercialização, porém sabemos que toda feira tem aquele papel de expor, de trocar produtos, de trocar informações e aprendizagem porque está dentro de uma instituição federal de ensino”.

Será um espaço de interação e de troca cultural, já que existem muitas tradições culturais com esses agricultores. “Quando essa pessoa vem trazer o beiju, elas trazem também a sua cultura, a sua tradição e a sua história. Estamos valorizando muito isso também”.

O IFBA fica na BR-324, Km 521, bairro Aviário, sentido Salvador. “Fica após a Pirelli e ao lado da Klabin. Espero que seja a primeira de muitas. É difícil iniciar um trabalho como esse e estamos contando com muitas pessoas”.

Situação do IFBA

Com o corte de verbas por causa do Governo Federal, o professor Henrique disse que o IFBA tem feito um malabarismo para poder manter a instituição funcionando, ofertando educação pública de qualidade e gratuita.

“Ofertamos desde a educação profissional de ensino médio até o curso subsequente para quem já tem o ensino médio a noite para que ele possa trabalhar durante o dia e ainda o ensino superior. O IFBA é uma instituição complexa e nessa complexidade estamos tentando ao máximo não perder qualidade e lutando por melhorias de recursos públicos”.

Segurança pública no local

Sobre a segurança pública, reclamação dos alunos, ele ressalta que, enquanto instituição, tenta ao máximo a intermediação com os órgãos públicos municipais e estaduais para garantir a segurança dos seus alunos, funcionários e para as pessoas que transitam nas proximidades. “Estamos colocando nossos esforços para que melhore a segurança pública naquele local. sabemos que esse é um problema estrutural”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.