O Ministério da Saúde vai estender a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária a partir de 40 anos na próxima semana. Na próxima segunda-feira, 20, a pasta deve publicar uma nota técnica que oficializa a ampliação.
Dessa forma, estados e municípios deverão aplicar Pfizer, AstraZeneca ou Janssen conforme a disponibilidade do estoque. O intervalo seguirá o padrão adotado anteriormente, que é o de pelo menos quatro meses a partir da última dose.
A decisão ocorre baseada em uma recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI), formado por especialistas das esferas federal, estadual e municipal e do setor privado.
Até então, a pasta liberou a quarta dose para pessoas a partir de 50 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos - pessoas com câncer, HIV ou AIDS e transplantadas, incluindo adolescentes. Os estados e municípios têm autonomia para definir o calendário de vacinação sem seguir as normas definidas pelo Ministério de Saúde. Seguindo essa premissa, locais como o Distrito Federal, Belém e Teresina já iniciaram a aplicação.
Coronavírus Brasil avança com vacina 100% nacional contra a Covid-19
Covid-19 Nova variante da Covid-19 tem primeiros casos confirmados no Brasil
Covid-19 O dia em que tudo mudou: Há cinco anos a Bahia anunciava situação de emergência pela Covid-19
Covid-19 Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025
Cuidados Covid-19: Especialista alerta para cuidados no Carnaval
Covid-19 China diz que é “extremamente improvável” que covid-19 tenha “vazado” 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



