Sexta, 29 de Março de 2024 02:00
75 9 9702 9169
Educação Educação

SEC e Unicef iniciam visitas aos territórios baianos para incentivar a adesão ao Busca Ativa Escolar

A ação irá percorrer os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para orientar sobre a estratégia e o uso da plataforma Busca Ativa Escolar; incentivar a adesão dos municípios; e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento das ações.

04/06/2022 08h44
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / SEC
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou o ciclo de encontros da Busca Ativa Escolar. A ação, que começou no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, e finalizada nesta sexta-feira (3), irá percorrer os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para orientar sobre a estratégia e o uso da plataforma Busca Ativa Escolar; incentivar a adesão dos municípios; e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento das ações. Em junho, ainda serão visitados os territórios de Itabuna e Feira de Santana.

Maria Christina Carvalho, diretora do programa Busca Ativa Escolar na SEC, comentou que a estratégia adotada pretende sensibilizar os gestores municipais. “Os encontros irão nos permitir realizar uma grande mobilização. Cerca de 85% dos municípios do nosso estado já fizeram a adesão à Busca Ativa, uma estratégia da Unicef, que conta com a parceria do Governo da Bahia. A nossa ideia é fazer visitas nas localidades que ainda não aderiram à plataforma Busca Ativa Escolar, para apresentarmos o programa e demonstrar o quão importante é a iniciativa”.

Para Najla Peixoto, supervisora territorial do NTE de Amargosa, a adesão ao programa é uma forma de garantir o acesso à educação. “O programa Busca Ativa é muito importante para a permanência dos estudantes na rede pública de ensino, garantindo a todos o direito à educação. Estes encontros fortalecem o programa e estreitam os laços de colaboração entre a rede estadual e municipais, além de elucidar dúvidas e mobilizar os municípios que ainda não fizeram adesão”.

Busca Ativa Escolar

Trata-se de uma estratégia que apoia gestores públicos na identificação, na matrícula e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-la e no seu atendimento pelos demais serviços públicos da rede de proteção. A estratégia potencializa a intersetorialidade e o regime de colaboração, uma vez que é implementada em parceria entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, dentre outras, bem como entre municípios e estados.

A metodologia social e a plataforma Busca Ativa Escolar são disponibilizadas gratuitamente para municípios e estados e apoiam no acionamento da rede de proteção e na garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial o direito de acesso e permanência na escola. A plataforma permite que o município e o Estado produzam, armazenem, cruzem e analisem dados que os apoiem na tomada de decisões e no aprimoramento das políticas públicas, em especial da Educação. Atualmente, a Bahia conta com mais de 300 municípios aderidos ao programa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.