Terça, 16 de Agosto de 2022 19:35
75 9 9702 9169
Bahia Liberação

Governo do Estado libera R$ 18 milhões para inovação de municípios baianos

Entre os editais lançados estão o “Cientista no Governo”, “Popularização da Ciência” e “Empreendedorismo Inovador e Economia Solidária”.

28/05/2022 09h09
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / BA
Foto: Mateus Pereira / GOVBA
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Um novo incentivo para fazer com que os municípios baianos se tornem mais inovadores. É que o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), liberou, nesta quinta-feira (26), durante solenidade em Feira de Santana, com a presença do governador Rui Costa, da secretária interina da Secti, Mara Souza, e demais autoridades, um investimento de R$ 18 milhões, disponíveis em três editais que poderão ser acessados pelas prefeituras de toda o estado.

Entre os editais lançados estão o “Cientista no Governo”, “Popularização da Ciência” e “Empreendedorismo Inovador e Economia Solidária”. O primeiro tem foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios apresentados pelos gestores com o objetivo de buscar soluções para melhorar a eficiência da máquina pública. Já o segundo possibilita a implantação de projetos de popularização nos municípios, despertando em crianças e jovens o desenvolvimento da criatividade na área da ciência. O terceiro edital permite a instalação de espaços dinamizadores nos municípios, como o Espaço Colaborar, que é uma espécie de ambiente de coworking, e o Espaço Fazer, que ajuda colocar as ideias em práticas na cultura do “faça você mesmo”.

A secretária Mara Souza lembrou que a iniciativa é ampla e conta com importantes projetos para beneficiar os municípios e seus cidadãos. “Esses editais, que fazem parte do Programa Bahia Competitiva, vão possibilitar a consolidação da articulação com os municípios com o objetivo de colocar na pauta municipal a temática da ciência, tecnologia e inovação. Neste primeiro momento lançamos três de quatro editais previstos, mas também temos iniciativas complementares, como o Conecta Bahia, que leva internet Wi-Fi grátis para praças públicas, a criação de espaços dinamizadores e o Programaê Cidades, com vagas gratuitas em cursos de tecnologia”, destacou.

O governador Rui Costa estimulou os prefeitos a buscarem os recursos disponibilizados pelo Governo do Estado através da Secti e da Fapesb. “Ciência e Tecnologia com dezessete milhões e oitocentos em editais de fomento à pesquisa e à ciência destinados aos municípios”, disse ao defender que pesquisa é primordial para o desenvolvimento do país. “Acredito que o país será diferente, gerará mais emprego, mais renda, se voltar a priorizar a educação, a ciência, a pesquisa, a medicina, porque é isso que gera renda e emprego. No mundo inteiro, a disputa pela renda, pelo emprego e pela atividade criativa acontece por quem mais investe em educação, em ciência e em tecnologia”.

Todas as informações sobre os editais, estão disponíveis no site fapesb.ba.gov.br. Basta acessar a página e buscar a aba editais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.