
A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira comemorou, nesta quarta-feira (20), 196 anos de existência. A comemoração aconteceu na Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Hospital São João de Deus e contou com a presença de autoridades religiosas, políticas, institucionais e sociais, bem como a população de Cachoeira.
Constituída a partir das Santas Casas Portuguesas, a entidade cumpre por todo esse tempo o seu papel na saúde, funcionando com serviços de média e alta complexidade. Recentemente a entidade recebeu 10 leitos de UTI permanentes.

O provedor da Santa Casa, Luiz Antônio, mais conhecido como Lú Cachoeira, comemorou o momento afirmando que servir as pessoas e com serviços de saúde os gratifica. “As dificuldades nesse segmento são muitas e algumas vezes já pensei até em deixar de ser provedor. Só que no mesmo momento eu reflito no bem que estamos fazendo que é cuidar de verdade da vida das pessoas e é por isso que existimos e para isso que estamos aqui”, disse.
Já a Secretária do Turismo de Sesimbra (Portugal), Argentina Marques, que é também membro da comissão da Santa Casa Portuguesa, ressaltou a importância dessas instituições para ambos os países e destacou que a presença de Portugal no Brasil também gerou boas influências. Ela ainda fez uma reflexão sobre a irmandade entre os dois países e garantiu que a entidade de Cachoeira é parceira direta “Sesimbra x Cachoeira; Bahia x Brasil x Portugal”.

A deputada estadual Fabíola Mansur também participou da solenidade. Ela falou que tem um grande amor por Cachoeira e que fica feliz em participar desse momento ímpar.
Além dessa celebração pelos 196 anos da Santa Casa, destaca Fabíola, houve a comemoração pelos 46 anos da Fundação Hansen Bahia nesta terça-feira (19). “Haverá ainda a abertura do Festival Internacional Finisterra. Então sinto que Cachoeira volta a respirar a cultura e a alegria de sempre”, completa.
A prefeita de Saubara, Márcia de Bolinha, ressaltou a importância de o Recôncavo Baiano ter um hospital como a Santa Casa e reforçou que seu município também está à disposição para ações conjuntas com Cachoeira. A cidade de Saubara participará ainda do Cortejo Afrobarroco com seus grupos culturais no encerramento do Festival Finisterra, domingo (24).

Já a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, frisou o papel fundamental da instituição para a população de Cachoeira e região circunvizinha. Eliana disse ainda que reafirma a parceria e o convênio entre a Prefeitura e a Santa Casa. “Entendo que cuidar da saúde das pessoas é nossa prioridade e por isso Lú precisamos estar todos unidos nesse propósito”, finalizou.
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



