Quinta, 13 de Novembro de 2025 04:37
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira comemora os 196 anos de sua existência

Cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), na Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Hospital São João de Deus.

20/04/2022 18h39 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira comemorou, nesta quarta-feira (20), 196 anos de existência. A comemoração aconteceu na Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Hospital São João de Deus e contou com a presença de autoridades religiosas, políticas, institucionais e sociais, bem como a população de Cachoeira.

Constituída a partir das Santas Casas Portuguesas, a entidade cumpre por todo esse tempo o seu papel na saúde, funcionando com serviços de média e alta complexidade. Recentemente a entidade recebeu 10 leitos de UTI permanentes.

O provedor da Santa Casa, Luiz Antônio, mais conhecido como Lú Cachoeira, comemorou o momento afirmando que servir as pessoas e com serviços de saúde os gratifica. “As dificuldades nesse segmento são muitas e algumas vezes já pensei até em deixar de ser provedor. Só que no mesmo momento eu reflito no bem que estamos fazendo que é cuidar de verdade da vida das pessoas e é por isso que existimos e para isso que estamos aqui”, disse.

Já a Secretária do Turismo de Sesimbra (Portugal), Argentina Marques, que é também membro da comissão da Santa Casa Portuguesa, ressaltou a importância dessas instituições para ambos os países e destacou que a presença de Portugal no Brasil também gerou boas influências. Ela ainda fez uma reflexão sobre a irmandade entre os dois países e garantiu que a entidade de Cachoeira é parceira direta “Sesimbra x Cachoeira; Bahia x Brasil x Portugal”.

A deputada estadual Fabíola Mansur também participou da solenidade. Ela falou que tem um grande amor por Cachoeira e que fica feliz em participar desse momento ímpar.

Além dessa celebração pelos 196 anos da Santa Casa, destaca Fabíola, houve a comemoração pelos 46 anos da Fundação Hansen Bahia nesta terça-feira (19). “Haverá ainda a abertura do Festival Internacional Finisterra. Então sinto que Cachoeira volta a respirar a cultura e a alegria de sempre”, completa.

A prefeita de Saubara, Márcia de Bolinha, ressaltou a importância de o Recôncavo Baiano ter um hospital como a Santa Casa e reforçou que seu município também está à disposição para ações conjuntas com Cachoeira. A cidade de Saubara participará ainda do Cortejo Afrobarroco com seus grupos culturais no encerramento do Festival Finisterra, domingo (24).

Já a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, frisou o papel fundamental da instituição para a população de Cachoeira e região circunvizinha. Eliana disse ainda que reafirma a parceria e o convênio entre a Prefeitura e a Santa Casa. “Entendo que cuidar da saúde das pessoas é nossa prioridade e por isso Lú precisamos estar todos unidos nesse propósito”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.