Quinta, 13 de Novembro de 2025 09:53
75 98160-8722
Bahia Eleições 2022

Rui fala sobre a “ansiedade e agonia” de quem quer saber qual será a chapa majoritária do seu grupo nas eleições

Governador negou que tenha colocado condição para a sua candidatura ao Senado Federal.

05/03/2022 19h54
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Rui fala sobre a “ansiedade e agonia” de quem quer saber qual será a chapa majoritária do seu grupo nas eleições

Falando sobre eleições e o anúncio da chapa majoritária dos candidatos do Governo do Estado, o governador Rui Costa (PT) disse que quem está “agoniado e ansioso” para que isso aconteça são os políticos, os militantes e a imprensa. “O resto das pessoas quer saber sobre outros assuntos. Primeiro o desemprego que assola o país, com a guerra e possíveis efeitos no Brasil e com questões que atingem a sua vida. O povo normalmente foca na eleição faltando um mês para que ela aconteça”, afirmou o governador.

Segundo o administrador, a chapa será revelada no momento oportuno e quando houver consenso, incluindo “a liderança e a figura de quem resgatará o país”, o ex-presidente Lula. “Estamos conversando e nos alinhando. É importante não eleger apenas o presidente da República, é importante também que tenhamos governadores e deputados alinhados em retomar o crescimento do Brasil”, disse.

Rui destacou que há um dia de referência que é o dia 13 de março para que as conversas sejam concluídas e seja divulgada a chapa. Isso inclui todas as possibilidades colocadas, incluindo as que tem o seu nome e as que não tem o seu nome indicado. “Adotei uma postura e não estou palpitando nas redes sociais. Eu preciso fazer o anúncio quando chegar o momento. Respeito todos os palpites. Alguns muito criativos que já vi na imprensa, sem nenhum fundamento, mas vale a pena a criatividade que todo mundo tem o direito de exercitá-la”.

ACM Neto

Sobre o candidato da oposição, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, Rui disse que não há como compará-lo ao senador Jaques Wagner, que já foi oito anos governador do estado e que agora disse que não quer ser mais. “É completamente diferente. Não tem como comparar alguém que já foi governador com alguém que nunca foi, olhou as pesquisas e desistiu”.

Rui disse ainda que respeita a posição do ex-governador e que, a partir do seu anúncio, está vendo como fará com a chapa. “Vamos trabalhar muito, rodar muito e não tenho dúvidas de que será a chapa vencedora”.

Questionado sobre se existe alguma rusga entre ele e Wagner, Rui negou. O governador ressaltou os 40 anos de amizade com o senador e se orgulha dela. “Sempre brinco com ele que 40 anos de amizade é mais do que ele e eu já tivemos de casamento. Vamos manter essa amizade por longas datas e ela nos faz compreender na sua integralidade eventuais motivos que o levaram a chegar a essa conclusão”.

O governador respeita e apoia a decisão de Wagner por tudo que ele fez no estado. Wagner, ainda conforme Rui, mudou a história política da Bahia a partir da eleição de 2006. “O povo viu que de lá para cá foi feito o maior investimento da história em saúde, em água, em educação. Eles viram a diferença de um estilo para o outro. Isso é o elemento central que vamos apresentar nessa caminhada até outubro”, explica.

Não colocou condições

Rui negou que tenha apresentado como condição absoluta a sua candidatura ao Senado Federal. Ele disse ser uma pessoa que se submete a um projeto eletivo que só se ganha se tiver espírito coletivo e não ganha se for apenas o projeto pessoal.  “Tenho isso na minha consciência e nas minhas atitudes. Isso não passou de algo sem sentido e não respondi a nenhuma delas porque o governador não deve ficar comentando as especulações que saem na imprensa”.

Ele disse que o seu nome está disponível na medida em que uma análise coletiva, inclusive que passa pela minha análise também, entender que essa candidatura ajuda o grupo ou não e não o contrário. “Minha programação, desde sempre, foi concluir o mandato até 31 de dezembro. Eventual mudança disse só e somente só se o grupo, de forma unânime, entender que isso ajudaria o projeto coletivo”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.