O decreto do governo federal, publicado no último dia 25 de fevereiro, que desonera a carga tributária de automóveis e eletrodomésticos da chamada “linha branca” deve afetar diretamente a receita dos municípios. Isso porque o Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), que é uma das principais fontes de recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) junto com o Imposto de Renda, será reduzido em até 25% para incentivar o consumo. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a medida é preocupante e afeta mais de 80% das cidades baianas que têm o FPM como principal receita.
“Aquecer a economia é importante, mas a União não pode fazer renúncia fiscal retirando recursos dos municípios. Fere a autonomia constitucional das prefeituras que não se reestabeleceram ainda do impacto da pandemia nas receitas. Agora o prejuízo, sobretudo para os pequenos municípios, será ainda maior”, afirma o presidente da UPB, Zé Cocá. Ele adianta que os prefeitos vão buscar que o governo federal faça a compensação das perdas.
Segundo cálculo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a desoneração deve reduzir a arrecadação do IPI em R$ 19,5 bilhões, somente este ano. Como os municípios detêm 24,75% desse recurso, a perda no FPM alcançará R$ 4,8 bilhões. “Nós vamos nos organizar com a CNM para fazer um movimento nacional, com prefeitos de todo Brasil, na pressão para que o Congresso aprove uma lei compensatória”, destaca Zé Cocá.
Saúde Gestão da regulação é principal entrave da saúde na Bahia, afirma Heraldo Rocha
VLT Início da operação assistida do VLT marca nova fase da mobilidade em Salvador e Região Metropolitana
Pesquisa Datafolha: maioria dos brasileiros diz não saber ou não lembrar o nome de nenhum parlamentar
Decisão Jerônimo descarta afastar secretário citado em investigação da PF: “não há julgamento”
2 de Julho Lula não deve comparecer ao 2 de Julho em Salvador por motivo de saúde
Bahia Encontro nacional reúne gestores dos pontos focais do Ligue 180, com lançamento de diretrizes das Casas da Mulher Brasileira e assinatura de acordos 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas


