Estava tudo pronto para a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) se filiar ao PT no último dia 17 de dezembro, em Vitória da Conquista, como publicado aqui no Boca de Forno News no último dia 12. A prefeita ressaltou que a programação foi feita pela Executiva Estadual do partido para ser realizada uma assembleia ordinária no município de Vitória da Conquista.
Eliana explicou, em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, que a filiação não aconteceu porque infelizmente morreu, aos 70 anos, o ex-deputado Luiz Alberto. Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil. Ele ocupou ainda o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
“Não aconteceu apenas com a minha filiação, como também com os outros colegas prefeitos que iriam fazer esse ingresso. Com a passagem de Luiz Alberto ficamos de luto, o que é natural. O clima era de muita tristeza e comoção. Dentro desse cenário, não havia condições de se fazer um ato festivo de filiação nem meu e nem de outros colegas”, explicou.
O diretório estadual do PT se reuniu e se tomou a decisão do adiamento da filiação. A assembleia foi relocada para Salvador, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e aconteceu, no mesmo dia e horário previamente combinados, a Plenária Luiz Alberto. “Essa assembleia rendeu grandes homenagens a ele. Muita comoção e um mix de tristeza e alegria pelo fato de estarmos fazendo essa justa homenagem a um companheiro de várias décadas de luta e militância no PT”.
Na Plenária, foram várias autoridades políticas convidadas pelo presidente Éder Valadares e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner para prestar essa homenagem a Luiz Alberto, com a presença dos seus filhos. “Pessoas do Movimento Negro Unificado, a Unegro, e diversas instituições e movimentos sociais estavam ali presentes rendendo essas homenagens. Eu também estava lá para homenageá-lo. Lembro que na reunião do estaleiro estávamos discutindo diversas questões políticas a nível de Recôncavo Baiano e ele estava inserido em nossa pré-candidatura para o próximo ano”.
Eliana ressalta que Luiz Alberto estava lhe dando apoio, incentivo e fazendo articulações no cenário da política cachoeirana. Estava ainda fazendo uma costura política no cenário municipal de Maragogipe. “Eu teria que dar essa retribuição a ele. É uma perda grande e deixa uma lacuna não apenas para o PT, mas para o cenário político do Brasil. Luiz Alberto era grande, era G. Perdemos uma grande liderança”, lamenta.
Já existe uma nova data para essa filiação. Ficou acordado com a direção da Executiva Estadual da legenda que a filiação dela e dos demais prefeitos acontecerá no próximo dia 20 de janeiro, em Vitória da Conquista, com um grande ato. “Acontecerá como de fato deve ser realizado”, finalizou.