Brasil Dinheiro esquecido
Ex-deputado explica a importância do Banco Central liberar consulta a dinheiro perdido em contas antes de 2001
Segundo Sérgio Carneiro, é nesse período que há uma maior possibilidade de se encontrar alguma coisa.
27/01/2022 13h49 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução

Na Coluna Esplanada, do site Tribuna da Bahia, o ex-deputado federal Sérgio Carneiro falou sobre o fato de o Banco Central ter colocado em seu site um dispositivo que permite as pessoas, em função dos avanços tecnológicos, a fazer consultas sobre algum dinheiro esquecido de FGTS, fechamento ou portabilidade de contas. Mas a consulta não foi liberada para os anos anteriores a 2001.

Na opinião do ex-deputado, é nesses anos anteriores onde justamente boa parte das pessoas podem encontrar algum recurso de um ente querido já falecido, que a família não sabia que ele teria. Como em uma caderneta de poupança ou aplicação ou até mesmo uma conta em outro banco que não aquele em que as pessoas sabiam que ele tinha conta, por exemplo.

“Quando o Banco Central liberar essa consulta aos anos anteriores a 2001, as pessoas poderão encontrar alguma coisa sobre ao Plano Cruzado, que foi de 1986, do Cruzado Novo, do Plano Bresser, do Plano Verão, do Plano Collor e as mudanças de moedas até se chegar a 1994. Em 94 foi quando veio o Plano Real, que estabilizou a nossa economia”, explicou.

Ainda na opinião de Sérgio, nesse momento e na ânsia de procurar algum dinheiro perdido, as pessoas foram em massa fazer a consulta a ponto de tirar o site do ar. “Mas a maioria delas teve a decepção de encontrar o aviso de que não havia nenhum dinheiro encontrado. Pela minha experiência e idade, eu que vivi todos esses planos econômicos, acho que a grande chance de se encontrar alguma coisa para si próprio, ou sobretudo alguma coisa que não constava nos inventários dos seus entes queridos, será justamente quando se liberar a consulta das contas de 2001 para trás”, finalizou.