Bahia Segundo turno
Transporte teve denúncias em várias cidades no 2º turno, diz defensora
Entre os municípios citados pela defensora pública-geral da Bahia, Camila Canário, estão Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Lauro de Freitas.
27/10/2026 09h10
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Transporte coletivo em Lauro de Freitas (Foto: divulgação/Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas)

A defensora pública-geral da Bahia, Camila Canário, afirmou que a DPE-BA (Defensoria Pública Geral do Estado da Bahia) recebeu, além de Salvador, denúncias de dificuldades de transporte público durante o segundo turno das Eleições Gerais de 2026 em Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Lauro de Freitas e outros municípios baianos.

Durante o domingo (25), foram registradas mais de 15 mil mensagens no Whatsapp da instituição com reclamações sobre problemas no transporte. Só no período da manhã, foram mais de 2.500 manifestações sobre o tema.

Em entrevista ao Direito.ba, Canário revelou que, após analisar os dados referentes ao projeto “Seu Voto Importa” – realizado em parceria com o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) para garantir o direito ao voto dos cidadãos com baixa mobilidade -, a alta abstenção chamou a atenção dos profissionais da Defensoria.

“Os estudos apontam que geralmente altos níveis de abstenção trazem uma correlação de dificuldades das camadas mais vulnerabilizadas de conseguir fazer promover o seu voto. Com isso, a Defensoria Pública não podia se manter inerte frente à aquele cenário. Nós procuramos a Defensoria Pública da União, que foi uma grande parceira”, comentou a defensora-geral.

Com isso, a DPE desenvolveu, através de um GT (Grupo de Trabalho), um direcionamento maior para questões envolvendo transporte público gratuito durante o segundo turno e comunicar à sociedade que a Defensoria poderia ser “o grande órgão coletor de denúncias e resignações”, já que, muitas vezes, o cidadão não sabe para onde direcionar demandas.

Além das denúncias sobre transporte, também foram registradas queixas sobre problemas nas redes sociais (como bloqueio e suspensão de perfis e manifestações digitais).

DPE planeja continuar operação durante as próximas eleições

A defensora pública-geral Camila Canário afirmou que, com base na análise dos dados e no recebimento das denúncias, a DPE-BA promoveu ações em todo o estado, como fiscalizações, ações educativas sobre as passagens interestaduais e ações para garantir o voto de pessoas presas provisoriamente.

Com o resultado, Canário disse que o objetivo é dar continuidade ao trabalho e divulgar preventivamente as obrigações dos entes municipais, a fim de garantir mais fluidez na identificação de problemas nas próximas eleições.